Sociedade Brasileira de Medicina Manual

ESPECIALIDADE

Massoterapia

ONDE ATENDE

Parcerias governamentais, empresas privadas e consultórios particulares.

Sociedade Brasileira de Medicina Manual

Apresentação

Massoterapia, Massagem ou Terapia de Massagem é qualquer manipulação especializada do tecido mole, do tecido conectivo e /ou de campos de energia do corpo, com a intenção de manter ou melhorar a saúde por métodos naturais de respaldo científico e/ou médico.

O que Trata

Promove treinamento de profissionais e estudo de novas técnicas manipulativas.

Formação Acadêmica

A Massoterapia não está vinculada à Medicina, segundo consulta realizada ao CREMESP em 2004 (sob o número. 45.648/04);

Esta atuação está equiparada ao grupo das Terapias Naturais segundo MTE- Ministério do Trabalho e Emprego, CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);

Os profissionais que atuam nesta área da saúde devem possuir formação e experiência de nível técnico para atuação.

Cargos e Títulos

Associação Brasileira de Massoterapia Clínica

Terapias

26/01/2015 11:43 - Atualizado em 07/12/2016 10:48

Massoterapia: Entenda o que é e saiba quais são os benefícios

Com diferentes métodos, a massagem pode atuar na área de saúde ou de bem-estar, auxiliando variados tipos de tratamento.

POR

Sociedade Brasileira de Medicina Manual

  • +A
  • -A

"Ahhh, só uma massagemmmm!"_ Vira e mexe, você escuta alguém dizer esta frase. Mas hoje são tantos tipos de massagem que é preciso avaliar o efeito que se deseja para então buscar o melhor método. Leia o artigo da Sociedade Brasileira de Medicina Manual e comece a entender um pouco mais do assunto.

A função da massoterapia é promover efeitos benéficos no organismo, através de mudanças fisiológicas e para tanto requer do profissional estudo e dedicação. O corpo humano possui diversas vias para alcançar estados de mudança: corrente sanguínea venosa/arterial, corrente linfática, mapas bioenergéticos; e/ ou modificações de estruturas, como tecidos miofasciais e osteoarticulares. Conseguir o devido efeito requer treino específico de palpação, um fundamento para o profissional de terapia manipulativa.

Sabe-se que a massoterapia foi empregada como fonte de prevenção e cuidados em todas as culturas do planeta. A origem da massagem tem seus princípios junto com a medicina convencional na figura de Hipócrates, Galeno e outros expoentes da histórica medicina.

O toque é o princípio básico para qualquer técnica e teoria manual

Conhecer o cliente, seu estado emocional, em qual fase de recuperação se encontra é essencial; ou seja, as respostas fisiológicas só ocorrerão se for aplicada a técnica adequada em cada caso. O que requer uma avaliação profissional. Vale ressaltar que a massoterapia, quando é voltada para área de saúde, o profissional busca resgatar a função dos tecidos e tal função é alcançada através de efeitos.

Os efeitos produzidos mecanicamente na massoterapia podem ser via nutrição de tecidos (aumento do aporte venoso), desintoxicação de tecidos (drenagem linfática e menor aporte de sangue), analgesia, descongestionante, relaxamento geral, lubrificação de cápsulas articulares, estimulação mecânica do estômago, intestino delgado e cólon, alongamento de tecidos moles e ganho em amplitude de movimento articular..

Mudanças que a massagem pode promover

As modificações fisiológicas são: equilíbrio de homeostase geral e bioenergia, melhoria na capacidade tixotrópica do tecido conectivo (evidenciada na modificação do tecido fascial). Sobre os hormônios, sabe-se que há liberação de hormônio ocitocina (aumento de bem-estar), aumento de hormônio serotonina (a massagem altera a respostado corpo ao estresse). No que tange a efeitos reflexológicos, destaca-se a influência da massagem sobre o sistema nervoso autônomo (SNA) onde há efeito positivo, podendo gerar mudanças de humor e nos níveis de excitação, podendo induzir a resposta relaxante/restauradora.

Alguns métodos de massoterapia mais utilizados na atualidade

Massagem Sueca

Finalidade: Trabalha seguindo o sistema de retorno venoso. Prioriza maior aporte sanguíneo. Desintoxica, nutre, estimula vias aéreas.

Foco do tratamento: Auxilia no desporto, na estética e promove relaxamento. Em algumas regiões do corpo, auxilia na saúde para circulação sanguínea e linfática.


Massagem Miofascial

Finalidade: Estimula o tecido conjuntivo profundo, promove maior alongamento, flexibilidade de tecidos, auxilia na reeducação da função corporal.

Foco do tratamento: Concentra-se na reeducação corporal, trabalha na capacidade funcional das articulações e tecidos conectivos. Problemas da ATM, problemas respiratórios (asma, bronquite, etc.), problemas pediátricos e fibromialgia.

Terapia Neuromuscular

Finalidade: Trabalha trilhas anatômicas especificas, auxilia quadros e distúrbios mioarticulares.

Foco do tratamento: Método que se concentra nas inflamações periféricas nos tecidos miotendíneos.

Massagem Terapêutica

Finalidade: Trabalha na prevenção e no tratamento assistido da saúde.

Foco do tratamento: Este método trabalha os tecidos aumentando aporto sanguíneo, bioenergético e alongamento de tecidos.

Massoterapia Clínica

Finalidade: Este método trabalha a reeducação funcional global. Ou seja, de forma integral de acordo com comprovações científicas e reunião de variados saberes.

Foco do tratamento: Este método trabalha as síndromes miofasciais, distúrbio sistêmicos, quadros álgicos em geral e promove mudanças hormonais, musculares e articulares.

Acesse a seção Medicina Alternativa e conheça outras técnicas que ajudam na saúde e no bem-estar.

Acompanhe nossas dicas também pela página do Vivo Mais Saudável no facebook e compartilhe informação que faz bem!

TAGS
massagem
tipos de massagem
efeitos massagem
massagem sueca
massagem miofascial
terapia neuromuscular
massagem terapeutica
massoterapia clínica
massoterapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ