Terapias

20/02/2016 03:00 - Atualizado em 09/12/2016 09:44

Massagem com pindas chinesas renova as energias

A massagem utiliza trouxinhas de ervas aquecidas no vapor.

POR

Redação

  • +A
  • -A

À primeira vista, as pindas chinesas não passam de sacos de pano cheios de ervas. Porém, com propriedades terapêuticas, elas são utilizadas numa técnica milenar de massagem relaxante. São a pedida ideal para diminuir o estresse após um dia longo de trabalho.

Não se sabe como a técnica das trouxinhas foi desenvolvida, mas as suas características indicam que ela tenha sido inspirada no shiatsu e na acupuntura, já que aplica calor em pontos específicos do corpo para relaxar e aliviar a tensão. A seguir, confira mais detalhes e veja como adaptar a massagem para uma versão caseira.

massagem com pindas chinesas

Benefícios das pindas chinesas

As pindas chinesas garantem o relaxamento dos músculos, aliviam os sintomas do estresse, contribuem no controle da depressão e, de quebra, dão aquele "up" na autoestima. Essa técnica também traz bons resultados para quem deseja aumentar a capacidade de concentração e de meditação.

As ervas mais utilizadas na preparação das trouxinhas são lavanda, camomila, jasmim, flor de laranjeira, capim-limão, canela, alecrim, artemísia e eucalipto. Os saquinhos podem ser confeccionados com quantas opções você preferir. O sal marinho também pode ser adicionado para recuperar a vitalidade corporal e por ser um bom condutor de calor.

Ter um tempinho dedicado apenas para o relaxamento é uma forma de conquistar o bem-estar necessário para enfrentar a rotina. E o melhor é que essa massagem relaxante pode ser adaptada para o conforto do lar. Veja a seguir como preparar uma versão caseira.

Massagem com pindas chinesas em casa

Não existem muitos segredos. Separe as ervas de sua escolha, junte-as num saquinho de algodão ou linho e tenha em mãos também um óleo corporal aquecido. Para começar a massagear o companheiro ou a companheira, crie um clima intimista e de muita tranquilidade. Um ambiente escuro e silencioso pode funcionar bem.

Você deve aquecer as pindas no vapor por aproximadamente 40 minutos. Esfolie todo o corpo da pessoa e aplique gel de limpeza para purificar. Em seguida, use o óleo essencial - aquecido por dez minutos em banho-maria - por todo o corpo, fazendo uma breve massagem.

Ajude o massageado a alongar o corpo. Ele deve esticar os braços e as pernas, relaxar o pescoço e desfazer qualquer ponto de tensão. Pegue as pindas chinesas e inicie os movimentos. Faça uma massagem de cima para baixo, levando o tecido de maneira suave. Repita por quanto tempo for necessário.

Após o fim do procedimento, deixe as trouxinhas sobre o corpo da pessoa. Aguarde dez minutos antes de retirá-las. Esse processo pode ser repetido semanalmente, sempre que vocês sentirem que o estresse está afetando a qualidade de vida.

Vale lembrar que existem profissionais especializados nessa técnica. Embora seja ótimo receber uma massagem em casa, ir a uma estética ou um spa pode render resultados ainda melhores.

Que achou da ideia? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
pinda sweda
massagem relaxante
ervas terapêuticas
estresse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ