Terapias

31/03/2015 08:30 - Atualizado em 27/10/2016 03:26

Mantenha a saúde mental com a terapia certa

Algumas técnicas para aliviar e controlar o estresse deixam a mente sempre saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O termo saúde mental é usado para definir o nível de qualidade de vida cognitiva e emocional de uma pessoa. Mas esse conceito é mais amplo e não significa apenas a ausência de transtornos ou doenças mentais.

Ter uma mente saudável é manter o controle e o equilíbrio das emoções diárias, conseguindo superar situações de estresse e tensão sem que elas causem complicações. Com algumas técnicas e terapias, é possível evitar agravamentos psicológicos e até mesmo físicos. Confira!

saude mental

Saiba o que afeta a saúde mental

A saúde mental é o equilíbrio entre as características internas de uma pessoa e as exigências ou vivências externas. É considerada a capacidade de administrar a própria vida e as emoções. Segundo a Organização Mundial de Saúde, não existe uma definição oficial de saúde mental, devido a diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias relacionadas.

Todas as pessoas vivenciam diariamente uma série de sensações como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. Manter a saúde mental é importante para conseguir enfrentar esses desafios e mudanças do dia a dia com equilíbrio, sabendo quando procurar ajuda em casos de dificuldade para lidar com conflitos ou traumas.

A saúde mental de uma pessoa está diretamente relacionada com a forma como ela reage às situações. Para ter a mente saudável, é preciso estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitando as dificuldades e sabendo lidar tanto com as boas emoções quanto com as desagradáveis, além de reconhecer os próprios limites e buscar ajuda quando necessário.

O estresse e a ansiedade são os principais causadores do desequilíbrio mental, e estão cada vez mais presentes no dia a dia, podendo provocar danos à saúde física e psicológica. O trânsito e os problemas no emprego, por exemplo, aumentam ainda mais os níveis de estresse. Por isso, é preciso aprender a lidar com essas situações, evitando complicações.

Os transtornos mentais acometem ao menos 20% da população mundial em algum momento da vida. Os mais frequentes estão ligados a doenças como depressão, distúrbio de ansiedade generalizado, distúrbio do pânico, transtorno bipolar e esquizofrenia.

Terapias para manter a saúde mental

Várias terapias e técnicas podem ajudar a manter a saúde mental e reverter possíveis complicações. É indicado procurar um médico ou psicólogo quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dores, ansiedade ou depressão.

Ter uma dieta saudável, praticar atividades físicas regularmente e recorrer a técnicas de relaxamento para aliviar as tensões diárias pode ajudar. Fazer exercícios de respiração, meditação e massagem são algumas dicas. Reservar um tempo para o lazer e para fazer o que se gosta também é essencial.

Mantenha pensamentos positivos, respeite as diferenças e as limitações das outras pessoas, tenha uma alimentação equilibrada e descanse o tempo adequado para renovar as energias. Assim, você garante mais bem-estar e qualidade de vida, evitando problemas de saúde.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
meditação
estresse
depressão
equilíbrio emocional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ