Terapias

12/03/2016 05:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:52

Ho’oponopono: Descubra essa técnica havaiana de cura

Prática ancestral já foi usada como forma de terapia familiar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O perdão é uma força poderosa. Para um ritual usado no Havaí e conhecido como Ho'oponopono, ele e a reconciliação podem ser a chave para uma vida em harmonia e para a cura de muitos problemas. Esse método parte da ideia de que cada um de nós é totalmente responsável por tudo o que se passa ao nosso redor. Saiba mais a seguir.

ho'oponopono

Explorando as origens do Ho'oponopono

Ao explorar as origens do Ho'oponopono, é preciso conhecer a antiga prática do Huna, traduzido literalmente como "secreto". Esse é um sistema havaiano para o desenvolvimento de força interior, autoridade interna e influência. É baseado em princípios espirituais, ao invés de quaisquer religiões ou dogmas. Trata-se de um exemplo de como um método de cura poderosa cresceu a partir de suas origens.

"Ho'oponopono" é uma palavra que significa "fazer o certo”. Para a tradição havaiana antiga, é possível curar por meio do perdão. Basicamente, há uma cerimônia de reconciliação entre a pessoa que está doente e um membro da família ou um amigo com quem ela estava em conflito. Busca-se restaurar a paz e a cura em ambas as vidas – ou seja, “fazer o certo”.

Já no final dos anos 1970, essa prática sofreu mudanças, tornando-se mais mergulhada em questões como karma e pensamentos de que a vida e as circunstâncias atuais são baseadas no que a pessoa fez ou não em vidas anteriores. Tornou-se, a partir daí, uma prática para tentar esclarecer a negatividade kármica.

Mais recentemente, essa ideia foi resgatada por Joe Vitale no filme “O Segredo”, que introduziu ao mundo de forma constante a repetição do mantra do Ho'oponopono: "Eu te amo. Eu sinto muito. Por favor me perdoe. Obrigado”. Acredita-se que deva se repetir esse mantra sempre que há algo ou alguém em sua vida que esteja causando qualquer tipo de aflição.

Cada um de nós é responsável por tudo

Para os seguidores dessa ideologia, nossas atitudes predizem tudo o que acontece em nossa vida. A versão moderna desse processo é muito interessante, sendo possível aprendê-la em cinco minutos. Basta seguir os seguintes passos:

Passo 1: Arrependimento

Uma vez que você perceba que seus pensamentos desencadearam algo errado, é muito natural que sinta culpa. Excesso de peso? Viciado em nicotina, álcool ou alguma outra substância? Você tem problemas de raiva? Problemas de saúde? Comece a dizer que está arrependido.

Passo 2: Pedir perdão

Não se preocupe com a pessoa para quem você está pedindo. Basta dizer: “por favor, me perdoe”. Faça isso repetidamente, lembrando-se do arrependimento sentido no primeiro passo.

Passo 3: Gratidão

Diga "obrigado", não importa a quem ou pelo que você esteja agradecendo. Agradeça ao seu corpo por tudo que ele faz para você. Agradeça a si mesmo por ser o melhor que pode ser ou a outra pessoa que faz bem para você.

Passo 4: Amor

Diga “eu te amo”. Pode ser para o seu corpo, para o ar que você respira, para a casa que abriga você. Diga eu te amo para seus desafios. Diga-o repetidamente. Sinta. É simples e surpreendentemente eficaz.

Gostou do Ho'oponopono? Então aproveite e compartilhe o artigo com seus seguidores nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
perdão
gratidão
amor
espiritualidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ