Terapias

05/10/2014 01:01 - Atualizado em 29/11/2016 07:23

Homeopatia busca manter corpo e mente em equilíbrio

Para manter o corpo e mente em equilíbrio, homeopatia trata a saúde do indivíduo, e não a doença.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A homeopatia foi criada por Samuel Hahnemann no início do século 19. Ela prega que o “semelhante cura o semelhante” – ou seja, qualquer pessoa que esteja enferma pode ser curada por um medicamento que causa sintomas parecidos em uma pessoa que está com a saúde inalterada. Por isso, os defensores da homeopatia dizem que ela é sinônimo de corpo e mente em equilíbrio.

corpo-e-mente-em-equilibrio

Segundo a teoria de Hahnemann, as doenças são criadas pelo desequilibro existente entre as forças do organismo. Para tratar, o clínico homeopata analisa o corpo e a mente do indíviduo acometido, tratando o doente e não a própria doença. O tratamento homeopático estimula o organismo a se tornar mais forte, deixando o corpo e mente em equilíbrio.

Corpo e mente em equilíbrio com medicação homeopática

Para estar entre as normas da Anvisa, o medicamento homeopático industrializado deve apresentar em sua embalagem a sigla MS seguida de oito a treze números – sempre iniciando do número um. Se o medicamento for preparado em farmácia homeopática, ele não possui esse número em sua embalagem.

É bom lembrar que nem todo medicamento manipulado é homeopático. Os alopáticos (comuns), fitoterápicos, minerais e vitaminas também podem ser manipulados, mas não são homeopáticos. Porém você pode encontrar medicamentos homeopáticos em farmácias de alopáticos.

Para o homeopata Marcelo Perim, todo e qualquer sentimento pode influenciar a nossa saúde. “O tempo todo nosso estado mental/emocional está influenciando nossos neurotransmissores e hormônios, que por sua vez vão influenciar para a saúde ou doença do nosso corpo”, salienta.

Consulta ao homeopata tenta manter corpo e mente em equilíbrio

Durante a consulta, o homeopata analisa todos detalhes da vida do paciente, fazendo uma espécie de entrevista. Dessa forma, ele descobre qual medicamento pode deixar o corpo e mente em equilíbrio. “Esses dados ajudam muito o homeopata a ver a totalidade do organismo, acreditando que a doença não existe separada do ser humano que adoeceu. Além desses dados me ajudarem a escolher o medicamento que vou dar”, afirma Perim.

A homeopatia acredita que o organismo é formado por um todo. Para existir a saúde, corpo e mente em equilíbrio são essenciais. “Numa psoríase, a doença não é só ali na pele. É o organismo que esta doente. E o diferencial da homeopatia é dar um medicamento para reequilibrar o organismo, ao invés de focar o tratamento no sintoma”, explica o homeopata .

Em busca da cura, o tratamento homeopático acredita na cura através do reequilíbrio do organismo e mente. Os medicamentos criados têm o efeito de promover o equilíbrio genético do ser humano.

A homeopatia é reconhecida como uma especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina brasileiro. Em faculdades de medicina, o tratamento é estudado em disciplinas optativas.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a homeopatia, converse com um médico homeopata e descubra como o corpo e mente em equilíbrio podem proporcionar satisfação e qualidade de vida.

Gostou das nossas dicas de corpo e mente em equilíbrio? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
homeopatia
medicina alternativa
tratamento
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ