Terapias

12/10/2014 01:14 - Atualizado em 02/12/2016 05:12

Hipnose condicionativa é alternativa de tratamento para gagueira

Tratamento para gagueira depende da dedicação do paciente e da origem do problema.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gagueira é caracterizada como um distúrbio na fluência e na temporalização da fala, em que os sons, as sílabas ou as palavras são repetidas ou têm uma duração maior do que o normal. A fluência está relacionada à suavidade e à facilidade com que os elementos que compõem a fala são ligados entre si. 

O tratamento para gagueira existe, mas o sucesso depende muito da dedicação do paciente e do completo entendimento das causas do problema. 

Para alguém que gagueja, a produção da fala é um processo que requer esforço, não sendo automática a ligação entre os sons, as sílabas, as palavras e as frases, como ocorre para uma pessoa de fala normal.

Hipnose condicionativa pode ser tratamento para gagueira

tratamento-para-gagueira

A hipnose condicionativa é uma das alternativas de tratamento para gagueira que tem registrado crescimento no número de adeptos. O método consiste em trabalhar com o inconsciente da pessoa, manipulando os motivos pelos quais a gagueira surgiu.

De acordo com o hipnólogo Luiz Carlos Crozera, a técnica é capaz de recuperar a memória que desencadeia a dificuldade da fala. "É lá que é feito o bloqueio das emoções negativas desses registros, para a mente não mais associá-los”, explica. 

A ciência, no entanto, não garante que esse método seja absolutamente eficaz.

Fonoaudiologia é o tratamento para gagueira mais comum

O objetivo do tratamento para gagueira por meio de apoio fonoaudiológico é desenvolver e aperfeiçoar a comunicação oral por meio de técnicas e exercícios de dicção, voz e oratória. Além disso, há um trabalho específico para fortalecer a autoestima e aprimorar a capacidade de comunicação em público.

Outro tratamento comum está relacionado ao trabalho com o aspecto psicológico do paciente. Esse tipo de tratamento foca nos aspectos emocionais que interferem na fala e na inibição de conduta da pessoa que gagueja.

É importante lembrar que a eficácia de qualquer tratamento para gagueira depende da base teórica do método, do profissional que o aplica e também da dedicação da pessoa que gagueja. Somente com a união desses três fatores, será possível amenizar o problema ao máximo e até mesmo eliminar a gagueira de forma definitiva.

Gagueira está associada a várias causas

Não existe uma causa exclusiva que desencadeie o problema. A gagueira é encarada pelos especialistas como um distúrbio multifatorial, ou seja, causado por vários fatores. Dependendo do caso, alguns elementos se manifestam com maior intensidade e outros com menos, o que define o grau de dificuldade do tratamento para gagueira escolhido:

- Fator genético: a probabilidade de a gagueira surgir é maior quando há um membro da família com a disfunção.

- Fator orgânico: esse fator é caracterizado por situações em que o cérebro da criança foi afetado. Geralmente, a causa está associada a partos muito demorados, que acabam causando a diminuição momentânea da oxigenação do cérebro.

- Fator social: a causa pode estar relacionada a um ambiente familiar ou escolar muito agitado. Além disso, quando as pessoas falam muito rápido ou com uma complexidade linguística maior do que a adequada à idade da criança, existe a chance de a disfunção aparecer.

- Fator psicológico: a insegurança e o medo na hora de comunicar podem ser a causa ou a consequência da gagueira, sendo difícil tecer conclusões a respeito.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
gagueira
tratamento
bem estar
hipnose

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ