Terapias

13/01/2016 04:00 - Atualizado em 14/11/2016 01:41

Hidrocolonterapia promete limpeza do organismo

Método irriga o cólon com o objetivo de melhorar a saúde dos intestinos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A hidrocolonterapia é uma técnica de limpeza e revitalização dos intestinos. O procedimento se popularizou como forma de oferecer mais saúde para o organismo, contribuindo, também, para a prevenção de doenças degenerativas.

No entanto, a opção ainda gera divergências entre os profissionais. Enquanto alguns afirmam que os benefícios são válidos, não existem estudos suficientes que comprovem a eficácia da hidrocolonterapia para fins terapêuticos. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia, por sua vez, não reconhece o método dentro da especialidade.

barriga feminina após hidrocolonterapia

Conheça a hidrocolonterapia

A hidrocolonterapia é um procedimento de limpeza intestinal, no qual o indivíduo permanece deitado enquanto o equipamento de irrigação do cólon elimina os detritos. O profissional pode acompanhar o procedimento pela tela de um computador.

As sessões de hidrocolonterapia duram em média 40 minutos. A periodicidade dependerá de cada caso e ocorre conforme a recomendação médica.

Numa época em que os produtos industrializados dominam os supermercados e os maus hábitos alimentares se propagam, o método visa a trazer mais bem-estar à pessoa, limpando e desintoxicando o organismo. Quem mais se beneficia com o tratamento são aqueles que sofrem com prisão de ventre, ou pacientes que passarão por uma colonoscopia ou cirurgia na região.

Já pessoas acometidas por doenças inflamatórias, que tenham realizado intervenção cirúrgica recente do cólon ou que possuam hipertensão severa, hérnia abdominal ou hemorroidas não devem se submeter ao procedimento.

Apesar de o método oferecer benefícios como equilíbrio da flora intestinal e minimização da constipação, é importante estar atento à especialização do profissional que irá fazer o procedimento. Além disso, lembre-se de relatar qualquer tipo de lesão, intervenção cirúrgica ou condições de saúde para que o médico possa tomar as devidas precauções.

Saiba Mais
Prisão de ventre na gravidez pode ser controlada
Ameixa regula o intestino e controla a ansiedade
Quiabo melhora a saúde dos olhos e do intestino

3 hábitos para limpar o organismo

1. Beba muito líquido

Uma das maneiras mais eficazes de desintoxicar o organismo sem recorrer à hidrocolonterapia é investir no consumo constante de líquidos. Comece a manhã bebendo um copo de água para reidratar o corpo e procure ingerir, no mínimo, dois litros ao longo do dia.

Além disso, chás são ótimas alternativas, pois possuem ação antioxidante, controlando a ação dos radicais livres e protegendo os tecidos do corpo.

2. Consuma alimentos orgânicos

A ingestão de alimentos orgânicos também é uma forma de desfrutar de um organismo mais saudável. Vegetais, legumes e frutas não podem ficar de fora do cardápio, assim como grãos integrais e sementes.

3. Movimente-se

Para estimular a circulação sanguínea e o sistema linfático, praticar atividades físicas diariamente é fundamental. Além de melhorar a digestão, incentiva o bom funcionamento dos órgãos e fortalece o sistema imunológico.

Você já apostou na hidrocolonterapia? Qual a sua opinião sobre esse procedimento? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e saúde do Vivo Mais Saudável.

TAGS
intestino
prisão de ventre
limpeza intestinal
limpeza do cólon

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ