Terapias

08/09/2015 02:38 - Atualizado em 07/12/2016 09:41

Ganhe força com a cinesioterapia, a terapia do movimento

Técnica propõe movimentos sistematizados no combate de dores e lesões musculares.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cinesioterapia faz um estudo do movimento, capaz de identificar possíveis problemas, bem como ajudar na cura de lesões e outras dificuldades motoras. Na técnica, são descritos exercícios específicos para cada caso, envolvendo movimentos de fortalecimento, alongamento e relaxamento.

O termo surgiu em 1847, quando Auguste Georgii definiu a cinesioterapia como "o tratamento das doenças através do movimento". A terapia é muito procurada por pacientes em recuperação de traumas ortopédicos. Abrangendo o tratamento dos sistemas neuromusculoesquelético e circulatório, a técnica visa a reconquistar ou melhorar os movimentos.

Entenda os movimentos da cinesioterapia

A cinesioterapia é considerada um apoio terapêutico para o paciente, mas, além de promover o bem-estar, contribui potencialmente na melhora de dores e lesões. Além disso, também é alternativa para quem quer, justamente, prevenir esses problemas, melhorando a resistência muscular, a mobilidade e a flexibilidade.

fisioterapeuta pratica cinesioterapia no paciente

A terapia é dividida entre exercícios passivos e ativos. Os primeiros se referem aos movimentos realizados pelo fisioterapeuta nos membros do indivíduo. São, geralmente, destinados a pessoas que realizaram processos cirúrgicos ou que possuam hipotrofias ou restrições de movimento.

Esses exercícios previnem contraturas musculares, mantêm a integridade dos tecidos e da elasticidade e estimulam o sistema circulatório.

Já as atividades ativas são realizadas voluntariamente pelo paciente. São destinadas aos que possuem essa autonomia, ocorrendo o estímulo da reformulação óssea, o aumento da força e da resistência muscular e o desenvolvimento da coordenação motora e da flexibilidade.

Ainda dentro da cinesioterapia, os profissionais poderão propor exercícios de respiração, visando a corrigir ou melhorar deficiências; de relaxamento, proporcionando alívio; de coordenação, para melhorar a precisão dos movimentos; de resistência e de condicionamento, com o objetivo de manter e aumentar a força de alguns músculos.

Benefícios da cinesioterapia

A terapia por meio do movimento traz muitos benefícios aos pacientes, especialmente por envolver recursos e técnicas variadas, tais como mobilização e exercícios de flexibilidade, equilíbrio, reeducação da postura, coordenação motora e respiração.

Saiba Mais
Magnetoterapia foca no alívio das dores e melhora do sono
Urinoterapia: Descubra se o xixi pode proteger o corpo
Terapia craniossacral estimula a cura de dentro para fora

Entre as vantagens, também se podem citar o alívio de dores, a melhora na amplitude dos movimentos e a própria recuperação deles, em casos de lesão. Tudo isso reflete diretamente na qualidade de vida do indivíduo, que conquista mais segurança nas atividades do dia a dia, com mais preparação física e autonomia.

A sessões de cinesioterapia duram de 30 a 50 minutos, dependendo do profissional. Para começar o tratamento, é preciso passar por uma avaliação médica detalhada. É importante revelar detalhes sobre histórico de saúde, hábitos diários e possíveis dores. Assim, o especialista poderá indicar o melhor tratamento para obter resultados positivos.

Você já realizou a terapia do movimento? Os resultados foram positivos? Compartilhe a sua história e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
recuperação muscular
força
flexibilidade
fisioterapia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ