Terapias

26/02/2016 02:00 - Atualizado em 02/12/2016 05:34

Faça uma meditação para dormir bem

Técnica ajuda a se esquecer dos problemas e focar no que realmente importa: um sono de qualidade.

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Redação

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Ter dificuldade para pegar no sono após um dia estressante é normal. O problema é quando isso se torna recorrente. Se você não consegue se desligar das preocupações e acaba prejudicando a qualidade do seu descanso, uma alternativa é recorrer à meditação para dormir.

O principal objetivo da técnica é fazer você desacelerar, preparando o corpo e a mente para o sono. A seguir, confira o passo a passo para conquistar noites reparadoras de verdade.

mulher faz meditação para dormir

Aprenda meditação para dormir bem

O segredo está em desligar a mente. Primeiro, porém, é preciso preparar o corpo. Alimente-se bem, optando por lanches leves e acompanhados por um bom chá de camomila gelado. Tome um banho relaxante e lave-se com um sabonete cheiroso. A água morna é perfeita para aliviar a tensão dos músculos e deixar você pronto para dormir.

Após o banho, seque-se com uma toalha macia e aplique um creme ou óleo hidratante. Pronto, o corpo já está preparado. Agora o foco está na mente. Desligue os aparelhos eletrônicos e sente-se confortavelmente na cama.

Deixe a sua postura ereta e faça alongamentos. Pense em todos os momentos importantes do seu dia e imagine-os saindo de sua cabeça. Agradeça por tudo de bom que aconteceu, lembrando-se de que momentos ruins acontecem e devem ser encarados como um aprendizado para saber lidar com novas situações.

Agora, acomode-se na cama de maneira confortável. Relaxe toda a musculatura do corpo e comece o processo de respiração. Inspire profundamente e solte o ar. Preste atenção apenas nisso. Continue a inspirar e expirar por cinco minutos. Aos poucos, seu corpo estará ainda mais relaxado e sua mente, limpa e pronta para uma noite de bons sonhos.

Detalhes que fazem a diferença

1. Apague todas as luzes do quarto para não atrapalhar o processo de relaxamento. Se precisar, deixe apenas uma luminária acesa ao lado da cama. Ela deve ser desligada antes de você começar a respiração profunda.

2. Aparelhos eletrônicos como celulares, televisores ou rádios devem ser desligados. Eles interferem na qualidade do seu sono e impedem que você se desconecte dos problemas.

3. Pratos gordurosos e ricos em carboidratos podem atrapalhar a sua noite de sono. O ideal é investir em frutas, verduras, sanduíches naturais e proteínas leves, como filé de frango grelhado. Sucos e chás também são boas opções.

4. Deixar o cafezinho de lado é outra maneira de melhorar a qualidade do seu sono. O café descafeinado é a alternativa ideal para quem não quer abrir mão da bebida.

5. A prática de exercícios físicos ajuda. Atividades aeróbicas como corrida, caminhada, jump ou dança podem deixar você mais sonolento e relaxado.

Você já recorreu à meditação para dormir? Deu resultado? Conte sua história nos comentários e colabore com a troca de ideias! Aproveite ainda para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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insônia
estresse
respiração
relaxamento

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