Eduardo Molon

ESPECIALIDADE

Acupuntura

Tai Chi Chuan

ONDE ATENDE

Rua Visconde de Pirajá, 608/ sala 402 , Ipanema - Rio de Janeiro

Eduardo Molon

Apresentação

Acupunturista especializado em Acupuntura Japonesa, um estilo de Acupuntura totalmente indolor.  Após concluir seu treinamento formal, estudou Acupuntura de Nagano, Keiraku Chiryo, e Acupuntura pelo I Ching, seguindo aprendizado tradicional de mestre para discípulo. Residiu na China, Alemanha e Austrália para aperfeiçoar-se. Pratica Tai Chi Chuan da família Chen, desde 1998, e é aluno ‘a portas fechadas’ de Chen Yingjun, herdeiro da 20ª geração da família criadora desta arte no século XVII.

O que Trata

Através da Acupuntura, trata transtornos de ansiedade, desequilíbrios orgânicos e disfunções músculo-esqueléticas, como dores articulares e outras, sempre atuando no desequilíbrio energético que origina o problema. Através do Tai Chi Chuan, trata quaisquer disfunções de origem postural.

Formação Acadêmica

Acupunturista pela Academia Brasileira de Artes e Ciências Orientais. Graduado em Tai Chi Chuan no 5º Duanwei pela Chinese Wushu Association. Instrutor Sênior de Tai Chi Chuan pela World Chenxiaowang Taijiquan Association.

Cargos e Títulos

Acupunturista (ABACO), Instrutor Sênior de Chen Taijiquan pela World Chenxiaowang Taijiquan Association - Brasil, Secretário-Geral da World Chenxiaowang Taijiquan Association - Brasil

Terapias

15/12/2014 06:00 - Atualizado em 06/12/2016 11:17

Estresse: Saiba como ele age no corpo e diminua seu impacto

Uma realidade quase que cotidiana para 70% da população economicamente ativa do país.

POR

Eduardo Molon

  • +A
  • -A

Trabalho. Este é o motivo de tanto estresse, causando sintomas físicos e emocionais, segundo a pesquisa realizada ano passado pela filial do Brasil da International Stress Management Association (ISMA). Podemos listar alguns fatores agravantes como: alta competitividade no mercado de trabalho, a própria rotina de compromissos, trânsito, jornadas prolongadas, medo de demissões na empresa, redução de tempo livre para a vida pessoal. Se identificou? Avalie agora seus níveis de estresse.

Para equilibrar suas energias e você saber lidar melhor com o dia a dia corrido, o Vivo Mais Saudável buscou o conhecimento milenar da medicina chinesa com um dos especialistas de bem-estar do portal. Boa leitura! 

Conhecimentos da Medicina Chinesa para combater o estresse

Na Racionalidade Médica Chinesa, o estado de saúde é visto não apenas como a ausência de sintomas e de desequilíbrios energéticos, mas como um estado onde a energia vital circula harmoniosamente por todo o organismo, seguindo naturalmente a alternância diária e sazonal do Yin e Yang. As emoções são uma expressão, e também influenciam, as emanações energéticas dos órgãos vitais, os Zangfu. Assim, a exacerbação de uma emoção pode acarretar o desequilíbrio energético de um órgão, iniciando uma cadeia de consequências.

Veja como está sua Saúde emocional

A vida urbana moderna despeja sobre nós um sem-fim de exigências e de informações, continuamente. O tempo livre tornou-se um recurso extremamente valioso, pela sua escassez. O resultado disso para o corpo é o que chamamos de estresse, e cujos sinais são múltiplos. Não há condição de acometimento da saúde que não possa ser agravada pelo estresse, e muitas são causadas por ele. Para a Acupuntura, o fígado é o órgão que recebe o primeiro impacto das frustrações.

Como o estresse atua no organismo

Quando um Acupunturista diz "fígado", ele não está se referindo à estrutura anatômica. Ele quer falar do conjunto de funções orgânicas que são agrupadas sob este nome, e uma das funções mais importantes é promover a circulação harmoniosa da energia pelo corpo, em todas as direções. Quando uma pessoa é submetida repetidamente a frustrações e a sensação de opressão e impotência, o fígado passa a desempenhar esta função com cada vez menos eficiência, e a energia no corpo começa a ficar "estagnada". No jargão da Acupuntura, isto significa que ele circula como que com atrito, como num engarrafamento. Isto faz com que o corpo gere calor, ou excesso de energia Yang.

Por sua vez, o excesso de Yang pode causar deficiência de Yin. Um exemplo de sinal é a dor de cabeça nas têmporas, no dia seguinte, depois de ir dormir muito tarde. O canal de energia da vesícula passa pelas têmporas, e a vesícula é o par Yang do fígado - o excesso de energia Yang sobe pelo canal da vesícula e causa a dor de cabeça.

Faça um teste e descubra qual é a Qualidade do seu sono

Como minimizar os efeitos do estresse?

É claro que o desejável seria levar uma vida tranquila, num lugar pacato, perto da natureza, mas quem pode fazer isso hoje? Existem algumas providências simples que ajudam a diminuir o acúmulo de calor no corpo, e remover o excesso acumulado:

  • Evite o consumo regular de café e de álcool. Eu sei, é um conselho meio impopular. Não há problema algum em tomar um café, ou uma cerveja, de vez em quando. Mas estes dois alimentos esquentam o corpo e agravam os efeitos do estresse. Substitua o café por chá verde de boa qualidade (não industrializado). O chá verde contém cafeína, mas ao invés de esquentar o corpo, ajuda a resfriá-lo;
  • Procure estar dormindo antes das 23h. O horário das 23 à 1h da manhã é o horário mais Yin do dia, e estar dormindo neste horário nutre o Yin, o que ajuda a resfriar o corpo internamente;
  • Tente manter-se em movimento. O fígado controla os tendões, e o movimento ajuda a energia a manter-se circulando. Escolha uma atividade física que você goste, e que seja apropriada para a sua condição física (Descubra como vai seu Condicionamento Físico);
  • Coma alimentos amargos, como jiló, chicória, couve. O sabor amargo, na grande maioria dos alimentos, remove calor do corpo (isto não se aplica ao café e à cerveja).

A Acupuntura dispõe de procedimentos para reequilibrar a circulação de energia vital no corpo e compensar os efeitos causados pelo estresse. Uma consulta de Acupuntura avalia sua circulação de energia, e são escolhidos os pontos para desbloquear os canais e reestabelecer a harmonia.

Gostou das dicas? Compartilhe e deixe seu comentário abaixo!

Vivo Mais Saudável é informação que faz bem.

Acompanhe também pelo Facebook.

TAGS
estresse
acupuntura
mercado de trabalho
ansiedade
sintomas de depressão
sintomas de estresse
benefícios acupuntura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ