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14/05/2015 11:11 - Atualizado em 15/11/2016 09:14

Escolha as melhores músicas para dormir com tranquilidade

Segundo pesquisa, as músicas da banda Coldplay são uma boa opção para a hora do sono.

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Redação

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Ouvir música, segundo pesquisadores, é benéfico para o sono. Algumas canções podem auxiliar no relaxamento e proporcionar mais tranquilidade para os momentos de descanso. Para garantir aquelas oito horas necessárias para o bem-estar, confira algumas dicas de músicas para dormir e conheça algumas atitudes que prejudicam o repouso.

musicas para dormir

Conheça as melhores músicas para dormir

Diversas pesquisas já constataram os benefícios das músicas para dormir. Elas mantêm o ritmo do coração e da respiração, ajudando a reduzir níveis de ansiedade e estresse.

Segundo pesquisa publicada no Journal of Advanced Nursing, 45 minutos de jazz antes de dormir podem contribuir para uma tranquila noite de sono. A música, segundo os estudiosos, motiva o ritmo equilibrado de respiração e das batidas do coração.

O estudo analisou 60 indivíduos com distúrbios do sono. Cada um deles podia optar por ouvir músicas para dormir ou não. Os participantes que preferiram a música tiveram uma melhora média de 35% em seu sono, conseguindo uma experiência mais relaxante.

A música também ajuda a combater a insôniaPesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que a chamada “música cerebral”, baseada nas ondas cerebrais de cada pessoa, pode reduzir os níveis de ansiedade e melhorar a qualidade do sono.

As canções foram criadas por um programa de computador desenvolvido para o estudo, a partir de melodias que combinavam com as ondas cerebrais reproduzidas durante o sono.

Coldplay ajuda a dormir tranquilamente

Uma rede britânica de hotéis entrevistou seus hóspedes para saber quais eram seus artistas preferidos para ouvir à noite. A banda inglesa Coldplay, dona dos hits "Yellow", "Clocks" e "Viva la Vida", foi apontada como a melhor para se ouvir antes e durante o período de sono.

Músicas do cantor Michael Bublé, da banda Snow Patrol e dos cantores Alicia Keys e Jack Johnson também assegurariam um cochilo relaxante, de acordo com os entrevistados.

Hábitos que prejudicam o sono

Deixar a TV ligada

O barulho e a luminosidade do televisor podem impedir a chegada ao maior estágio de relaxamento durante o sono.

Dormir com a luz acesa

Assim como a televisão, a luz ligada pode prejudicar o seu sono. Isso acontece pela dificuldade do corpo de produzir a melatonina, o hormônio responsável pelo sono tranquilo.

Fazer refeições em cima da hora

A última refeição deve ser feita algumas horas antes de você ir para a cama. As consequências da alimentação pré-sono são insônia e pesadelos.

Beber café

Estimulante, o café pode tornar o sono mais agitado. Segundo especialistas, o horário máximo de consumo é o das 16h.

Dormir embriagado

O consumo de bebidas alcoólicas acarreta a dificuldade para dormir e pode ocasionar dificuldade para chegar ao sono profundo.

Tomar remédios para dormir

Alguns medicamentos podem ocasionar o “sono superficial”, que não relaxa e não garante sensação de bem-estar. Além disso, o indivíduo que aposta no consumo de remédios para dormir pode sentir sensação parecida com ressaca e desânimo.

Usar aparelhos eletrônicos

Os gadgets podem estimular a produção de adrenalina, aumentando a ansiedade e a insônia. Para conseguir dormir tranquilamente, deixe os aparelhos de lado por pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Praticar atividades físicas

Os exercícios pré-sono também estimulam a produção de adrenalina. Embora benéficos para causar sensação de bem-estar e garantir um sono tranquilo, eles devem ser realizados com algumas horas de intervalo antes de você ir para a cama.

Como você faz para ter uma noite mais tranquila? Ouve músicas para dormir? Conte para nós! E aproveite para acompanhar as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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sono
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