Terapias

07/11/2014 12:13 - Atualizado em 31/10/2016 03:07

Entenda quando você deve recorrer à terapia de casal

Terapia de casal pode resolver falta de comunicação em um relacionamento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas pessoas têm receio quando se fala em terapia de casal, mas ela pode ajudar a resolver os problemas da relação. A ajuda profissional pode reabrir uma janela de diálogo entre o casal e promover a comunicação que faltava entre o homem e a mulher.

Como funciona a terapia de casal

A terapia de casal, também conhecida como terapia conjugal, é uma psicoterapia em que as duas pessoas participam, buscando melhorar a interação e resolver dificuldades específicas que possam ter na convivência conjugal.

Nas sessões de terapia, o psicólogo trabalha para descobrir qual é a origem do problema que está causando a crise, e, com isso, procurar formas de melhorar o relacionamento. O principal objetivo do profissional é ajudar os parceiros a identificarem os causadores de conflito na relação. Depois disso, ele mostra quais as mudanças que devem acontecer, tanto no modo de se relacionar, como nas atitudes individuais.

terapia-de-casal

Quando procurar a ajuda de um profissional

A decisão de fazer terapia de casal depende de vários fatores. O primeiro passo é identificar qual o motivo do relacionamento estar em crise. Se mesmo com conversas e tentativas de melhorar a situação não for possível resolver, é indicado buscar ajuda profissional, evitando que o problema se agrave e desgaste ainda mais a relação.

Alguns dos principais motivos que levam o casal a procurar terapia são dificuldades sexuais, a relação com os filhos, a carreira, o dinheiro e os cuidados com a casa. As mudanças de ciclo de vida é um fator de peso, como o nascimento de filhos, educação de filhos adolescentes, aposentadoria, entre outros.

A rotina atribulada do casal também pode causar desentendimentos, pois eles acabam se distanciando ou priorizando o trabalho. Entre as outras causas mais frequentes da procura por terapia, estão: a infidelidade ou traição, a agressividade verbal ou até mesmo física, brigas e discussões constantes e o ciúmes excessivo.

Como a terapia pode ajudar

A terapia de casal pode ajudar de várias formas. Alguns dos objetivos que o método busca são melhorar a comunicação, equilibrar as diferenças individuais, aprender a compartilhar responsabilidades, superar a infidelidade ou traição, melhorar a vida sexual e principalmente favorecer um diálogo que restabeleça conexões entre os indivíduos.

Nem sempre o resultado de uma terapia de casal é a reconciliação. Algumas relações resistem apenas baseadas na ideia de que os casamentos devem suportar tudo, mas isso não é verdade. A terapia pode ajudar a lidar com isso também, fazendo as pessoas aceitarem que o fim da relação pode ser o melhor caminho.

Gosta das nossas dicas de bem-estar e qualidade de vida? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapias
relacionamento
bem-estar
terapia conjugal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ