Terapias

29/02/2016 12:00 - Atualizado em 28/11/2016 05:05

Entenda por que a fé faz bem para a saúde

Poder da fé é apontado por estudos como responsável pela melhora em casos de doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Acreditar. Em si, em Deus, nas energias, nos médicos. Seja quem - ou que - for o alvo, a fé parece ser uma das principais motivações na conquista de bons resultados em tratamentos de saúde. O poder de cura de uma crença ainda divide opiniões, mas já é comprovado por pesquisas científicas. As energias positivas podem curar você.

A cura pela fé

O movimento de crença é realizado pela mente. A fé é um processo de escolha, em que você decide em que vai acreditar. Por isso, o pensamento positivo e a esperança têm tanta relação entre si e podem realizar a cura. Um estudo da Universidade de Michigan aponta que a expectativa de sentir-se melhor resulta na liberação de dopamina, logo, em uma real sensação de bem-estar.

A mesma relação entre a crença e a cura é apontada pela Associação Paulista de Medicina, em seu São Paulo Medical Journal, na edição de 2004. Os estudos médicos indicaram uma forte relação entre a prática regular de preces e a melhora no estado de saúde de pacientes portadores de doenças crônicas, como o câncer.

homem reza com a fé

Há ainda um levantamento do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, realizado com base em estudos da instituição e em outros 250 artigos científicos publicados no mundo, que aponta que as práticas religiosas são capazes de reduzir a carga viral em pacientes com HIV. A doença ainda não tem cura, mas chega perto disso por meio da fé.

E nada disso tem relação com uma religião em específico. É que a intenção de confiança, motivada pela crença em algo, incita ao bem-estar psicológico, reduz pensamentos e comportamentos suicidas, incentiva a hábitos saudáveis e ajuda a combater ansiedade, estresse e depressão, conforme apontam os estudos do instituto.

Prova disso é que um estudo realizado pelo pesquisador Daniel Wirth, do Instituto Internacional de Artes Culturais e Ciências de Cura, na Califórnia, aponta que ferimentos e machucados podem ser curados mais rápido com a energia positiva emitida pelo Reiki, uma técnica de cura pela imposição de mãos. A crença no poder dos campos energéticos acelerou o processo.

Previna doenças com a fé

Mas não é preciso esperar que as doenças cheguem para exercitar a fé. Doses diárias de preces e de contato espiritual podem ser como tratamentos contínuos prescritos por médicos. Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, as pessoas que possuem espiritualidade desenvolvida têm um estado mental que facilita o equilíbrio neurofisiológico e hormonal.

A fé no Reiki e na transmissão de energias positivas também é apontada como preventiva para doenças. O pesquisador John Zimmerman, da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, constatou a real presença de energia ao redor das mãos dos aplicadores da técnica. As ondas eram idênticas às observadas nos cérebros dos meditadores.

No artigo publicado, o cientista diz que essa energia não só age na cura pessoal e do outro, como na resolução de problemas que atingem o planeta Terra. A dedicação constante a uma prática de desenvolvimento pessoal pode auxiliar na formação de uma consciência espiritual positiva, que pode prevenir as doenças crônicas e as causadas pelo estresse.

Qual sua opinião sobre o assunto? Deixe um comentário e contribua para a troca de ideias! Aproveite também para compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais. E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
religião
crença
espiritualidade
cura

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ