Terapias

30/05/2014 09:00 - Atualizado em 09/12/2016 09:29

Descubra os segredos da Ayurveda, a milenar filosofia indiana

A especialista Ma Prem Ila explica elementos básicos e princípios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ayurveda é uma milenar filosofia de vida indiana que lida com a prevenção de doenças, entendendo o homem como parte do universo. De acordo com a filosofia, o universo é composto e oriundo de cinco elementos básicos, conhecidos como panchamahabutas: ar, éter, fogo, água e terra, que são as bases de toda a existência, orgânica ou inorgânica.

Nós, seres humanos, estamos em constante interação com o ambiente em que vivemos. Estes elementos, na formação humana, são conhecidos como doshas. Palavra em sânscrito, que significa humor biológico, dna energético ou constituição biológica. Os adeptos da filosofia Ayurveda acreditam que cada pessoa tem um ou dois elementos predominantes em sua formação que vão determinar seu dosha pessoal.

Existem três tipos de doshas: vata, pitta e kapha. Eles se localizam no sistema digestivo. Sendo que vata se aloja no intestino grosso, pitta no instestino delgado e kapha no estômago. Assim, desde a nossa concepção, vamos assumindo comportamentos físicos, emocionais e mentais compatíveis com estas substâncias que formam nossa unidade.

“Quando falo em unidade, estou dizendo que, para esta filosofia, não somos apenas um corpo físico, mas sim, um corpo holístico, formado pela emoção, mente e espírito, estando em total e profunda interação”, completa Ma Prem Ila, especialista em Ayurveda e diretora-presidente do Ibrata (Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda).

Os doshas em equilíbrio representam a força da nossa fisiologia e, em desequilíbrio, a fraqueza, que resulta em fisiopatologia. E é aí que entra a terapia ayurveda, cada vez mais conhecida no Brasil. A maioria das pessoas que procuram a terapia já apresenta algum distúrbio. Dentre as desarmonias mais comuns, estão as dores no corpo e problemas relacionados ao estresse.

“São pouquíssimas pessoas que procuram a terapia ayurveda sem apresentar nenhum tipo de distúrbio. A filosofia oferece um grande leque de possibilidades terapêuticas, desde massagem corporal até a desintoxicação do sistema digestivo”, acrescenta Ma Prem Ila.

O tratamento ayurveda inclui alimentação correta, meditação, yoga e exercícios físicos. Até a quantidade de água a ser ingerida diariamente entra como observação a ser considerada pelo terapeuta. Sendo assim, todas as pessoas podem se beneficiar desta terapia.

Gostou da matéria? Então deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nosso debate sobre o tema no Facebook.     

TAGS
milenar filosofia
filosofia de vida
prevenção de doenças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também