Terapias

07/09/2014 05:33 - Atualizado em 30/11/2016 08:21

Descubra como fazer meditação passo a passo

Aprender como fazer meditação propicia maior qualidade de vida ao indivíduo.

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Redação

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A prática da meditação pode ser altamente benéfica ao corpo. Ao relaxar profundamente, o organismo é capaz de aumentar suas defesas e propiciar a sensação de bem-estarIsso acontece porque o efeito calmante dos exercícios contribui para a intensificação das atividades de uma enzima chamada telomerase, substância de fundamental importância no sistema imunológico.

Como fazer meditação: O ambiente

Antes de aprender como meditar, é necessário preparar o ambiente. Veja dicas:

- Silêncio

Tenha seus momentos de meditação em um lugar quieto. O barulho e o trânsito de pessoas podem atrapalhar sua concentração e atrapalhar as suas técnicas de como fazer meditação. Certifique-se de que o celular está desligado. No futuro, mas só quando você estiver muito habituado à prática, você poderá executá-la em qualquer lugar, o que lhe ajudará em situações tensas e estressantes.

- Luminosidade baixa

Reduza a iluminação e apague as luzes se utilizar velas para ‘acalmar’ o ambiente. 

- Incensos

Decore o local para a ocasião. Velas aromáticas, flores e incensos costumam propiciar sensação de relaxamento. Escolha fragrâncias suaves.


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Aprenda como fazer meditação

Agora que você já sabe como deixar o ambiente mais adequado para a prática, estas dicas abaixo vão colocar você no caminho certo para a meditação. Confira:

- Olhe para dentro

Busque dentro de você informações sobre seus conceitos e princípios. Para identificar os benefícios trazidos pelos períodos de reflexão, é preciso, primeiramente, avaliar se as propostas de como fazer meditação estão alinhadas ao seu jeito de encarar as coisas.

- Pare de criticar a si mesmo

Uma das ideias da meditação é pensar-se como parte do universo. Todos têm o seu valor e podem deixar sua contribuição à vida de alguma maneira. Analisar seus aspectos positivos pode ajudá-lo a ter uma experiência ainda mais rica quando decidir dedicar algumas horas de seu dia à meditação.

- Vá devagar

Aprenda como fazer meditação aos poucos. Seus momentos iniciais de meditação devem compreender de três a cinco minutos. Nos primeiros dias será difícil concentrar-se a fundo, mas, insistindo um pouco, você verá que desligar-se das coisas é possível. Quando isso acontecer, é possível que já seja hora de aumentar gradualmente os minutos reservados aos momentos de reflexão a sós.

- Não medite de barriga cheia

Procure sempre aguardar pelo menos duas horas após uma refeição para meditar. Se fizer um lanche ou beber café (a cafeína é conhecida por seu poder de estimulação), recomenda-se aguardar no mínimo uma hora. A razão é simples: a digestão interfere nos níveis de concentração das pessoas.

- Medite no escritório

Se quiser aproveitar uma pausa no escritório para meditar, lembre-se de tirar os sapatos e afrouxar a roupa, afinal, só é possível relaxar quando se está cômodo e confortável. Uma sessão rápida pode aliviar a ansiedade e prepará-lo melhor para momentos importantes, como reuniões com o chefe.

- Concentre-se na respiração

Sem pressa, siga os seguintes passos: inspire e expire pausadamente; atente para os movimentos de expansão e contração associados à respiração; sinta o ar entrando pelas narinas e saindo pela boca; impeça qualquer pensamento de vir à mente, entregando-se ao momento de introspecção.

Faça da meditação uma rotina diária

Adote-a inclusive nos finais de semana. Depois de algum tempo, você vai sentir a necessidade de pausa nos seus dias. Reserve este tempo para você mesma e experimente a redução dos quadros de estresse e ansiedade, entre outras vantagens inerentes à meditação.

E aí, ficou com vontade de experimentar a meditação? Então faça em casa e depois deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

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