Terapias

21/03/2015 10:11 - Atualizado em 09/12/2016 08:25

Curso de teatro ajuda no combate à timidez

Repleto de benefícios, o curso de teatro pode despertar o interesse pelas artes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sabe aquela celebridade da televisão ou do cinema que você tanto admira? Ela não parece desenvolta, espontânea e extrovertida? É porque provavelmente já passou por um curso de teatro.

Ideais para quem quer perder a timidez, essas aulas trabalham postura, performance artística, expressão oral, flexibilidade corporal e diversas outras técnicas que preparam a pessoa para atuar.

Caso seu objetivo não seja se tornar ator profissional, o curso de teatro também pode prepará-lo para diversas situações do cotidiano, desde uma entrevista de emprego até o posicionamento em público para apresentar um trabalho.

Sem restrições de faixa etária, altura, peso e crença, a arte pode transformar você de dentro para fora. Que tal descobrir um pouco mais sobre os benefícios do teatro?

curso de teatro

Benefícios do curso de teatro

Pesquisadores da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, estudaram sobre os impactos do curso de teatro na vida das pessoas. Eles descobriram que os estudantes desenvolvem capacidades interpessoais nas aulas, aumentando sua desenvoltura, o pensamento cooperativo e o planejamento de atividades criativas, como escrita de roteiro e atitude dramática.

Além disso, o teatro é capaz de estimular o ponto de vista crítico, auxiliando os alunos a compreenderem culturas distintas por meio da interpretação de papéis. Esse tipo de atividade desenvolve a empatia e a tolerância nas pessoas, que passam a ver e compreender os outros em diferentes perspectivas.

Quando alguém se põe na posição alheia, fica também mais fácil superar os próprios problemas e vencer a timidez.

Estudiosos da Universidade da Pensilvânia, também nos Estados Unidos, fizeram uma pesquisa sobre a postura de alunos em curso de teatro e descobriram que eles têm uma posição mais firme na escola e na vida.

Segundo os dados, aqueles que frequentavam aulas de artes cênicas tinham maior frequência escolar. Além disso, eles também desenvolviam autoconfiança e tinham menos ansiedade.

Curso de teatro: A timidez fora de cena

Os riscos aos quais o aluno se submete na aula de teatro proporcionam momentos de diversão e descontração. Na hora de decorar roteiros e aprender as técnicas, é necessário improvisar. Com isso, a criatividade aparece para “salvar” das enrascadas. É assim, convivendo com os colegas de elenco e driblando as situações, que a timidez pouco a pouco vai sumindo.

No curso de teatro, é possível melhorar a capacidade de concentração e de compreensão. Para estudar os textos e decorá-los, você precisa assimilar bem os conteúdos, saber interpretar cada cena e adaptar o personagem à sua essência. Vocabulário é ampliado, palavras são mais bem pronunciadas, a escuta fica mais aguçada e a expressão oral se torna mais clara.

Especialmente para as crianças, o teatro é capaz de favorecer a dicção, aumentar a autoestima, melhorar o relacionamento com os outros, promover o trabalho em grupo e contribuir para a formação do caráter.

Combatendo a timidez, a arte cênica permite maior autoconhecimento, dá consciência do corpo e da coordenação, estimula a memória e a atenção, além de exercitar constantemente os pensamentos.

Os pequenos também passam a se interessar mais pela literatura e pela poesia, desenvolvendo a imaginação e a criatividade. Com isso, controlam suas emoções e se expressam com maior naturalidade, sem ter vergonha de aprender errando e tentando repetidas vezes.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ansiedade
vergonha
falar em público
dicção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ