Terapias

14/08/2014 02:07 - Atualizado em 05/12/2016 04:55

Cuidar da saúde espiritual é pensar em qualidade de vida

Com o mínimo de dedicação, saúde espiritual pode ser exercitada diariamente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Buscar a espiritualidade, independentemente de religião ou crença, pode aumentar seu bem-estar físico e emocional. Isso já é comentado, inclusive, nos meios científicos. Ter a esperança de dias melhores, praticar o otimismo e o pensamento positivo, reservar um tempo na sua agenda para dedicar-se à reflexão e à meditação são atitudes que podem trazer benefícios práticos ao seu dia a dia e aprimorar, com o tempo, a sua saúde espiritual.

saude-espiritual

Onde buscar a saúde espiritual

Conforme o profeta das medicinas alternativas, o médico indiano Deepak Chopra, a saúde espiritual depende da prática de exercícios simples. Um deles é reconhecer que existe um universo superior, maior do que a existência humana. Isso desperta a nossa humildade. Doar mais amor para as pessoas e o mundo também é importante, da mesma maneira que reservar alguns minutos do dia para contemplar o belo, o que pode nos munir de força para enfrentar as dificuldades da vida.

Para ganhar a simpatia dos que estão a nossa volta, basta, segundo Chopra, ser mais receptivos com as pessoas. A qualidade de tornar-se mais responsável só é adquirida quando reconhecemos nossos próprios erros. Para enxergar nossa existência com olhos mais aguçados, é preciso buscar o lado bom das pessoas. Pensar antes de agir deve ajudar a tornar cada um de nós mais centrado.

Dê sempre o seu melhor nos relacionamentos afetivos, assim você se tornará mais amorosa e possivelmente mais amada – o amor é uma troca. Perdoe alguém que jamais perdoaria, assim irá praticar a generosidade.

Lembre-se sempre de que, conforme o guru, "Se compreendermos a nossa verdadeira natureza e soubermos viver em harmonia com as leis naturais, a sensação de bem-estar, de entusiasmo pela vida e a abundância material surgirão facilmente".

Encontrar saúde espiritual é despertar a consciência

Osho, outro indiano de renome focado ao despertar da consciência, nos ensina: “A vida deveria ser uma celebração contínua, um festival de luzes por todo o ano. Somente então você pode se desenvolver, você pode florir. Transforme pequenas coisas em celebração... Tudo o que você faz deveria expressar a si próprio; deveria ter a sua assinatura. Então a vida se torna uma celebração contínua”.

Recorde-se, ainda, quando estiver em algum momento de adversidade, o famoso provérbio egípcio, o qual afirma: “Quem não pode mudar o contexto do seu pensamento nunca será capaz de alterar a realidade”.

Portanto celebre a vida, alimente seu espírito com bons fluídos e ações que julgue importante para você e para o próximo. Você não tem nada a perder ao fazer o bem. Ame ao próximo e a si mesmo. Seja positivo, e assim tudo tende a melhorar. Aprecie estar vivo.

Como já escrevia o poeta Fernando Pessoa, “às vezes, ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”. Ele tinha razão, não acha?

TAGS
saúde espiritual
mente
espiritualidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ