Terapias

19/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 02:39

Cromoterapia é aliada contra depressão e anemia

Cromoterapia usa as cores para tratar doenças e equilibrar o organismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cromoterapia é um tratamento que usa as sete cores do espectro solar para ajudar a curar doenças, buscando o equilíbrio físico e emocional do paciente. No grego, a palavra khroma significa cor, daí a origem do nome. Segundo historiadores, no Antigo Egito já se utilizavam cores para o benefício da saúde humana, mas a cromoterapia chegou ao Ocidente apenas no século 19.

Como funciona a cromoterapia

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

De acordo com a cromoterapia, as cores têm grande influência na maneira como nos comportamos e também denunciam muito sobre nós. Elas interagem com as nossas emoções e sentimentos e podem até implicar em mudanças no nosso comportamento e estado de espírito.

A terapia faz um diagnóstico da pessoa e indica as cores que os pacientes precisam para sua cura, seja física ou emocional. O tratamento muitas vezes está ligado aos chacras, campos de energia que também têm influência nas nossas emoções, mas também pode estar ligado ao nosso vestuário e métodos como o feng shui. Você pode escolher roupas e pintar as paredes da sua casa de acordo com as cores mais adequadas segundo a cromoterapia e tomar banho de cor, com essências e colorantes.

Benefícios da cromoterapia

A cromoterapia equilibra o fluxo energético e trata a causa física, eliminando a dor e restabelecendo a saúde após uma série de aplicações. Ela pode ser eficiente para o tratamento de enxaqueca, má digestão, sinusite, problemas de visão, obstrução de carótidas, etc.

Veja qual o significado de cada cor de acordo com a cromoterapia:

As cores na cromoterapia

Vermelho

Pessoas que se identificam com o vermelho costumam ser líderes, ter iniciativa e entusiasmo, mas também impaciência e teimosia em alguns momentos. O vermelho é uma cor poderosa, por isso deve ser usada com precaução. Também é sensual e erótica. Está ligada ao chacra básico, que comanda a coluna vertebral.

Laranja

A cor laranja identifica pessoas criativas, comunicativas e com uma forte veia artística e que têm facilidade em fazer amigos. É uma cor alegre, antidepressiva. Está ligada ao chakra umbilical, comanda ações relacionadas com o sexo.

Amarelo

Corresponde a pessoas inteligentes, concentradas, que gostam de desafios intelectuais e exigem muito de si mesmas e dos outros. É uma cor inspiradora, mas pode provocar distração e perda de foco. Está ligada ao chacra Plexo Solar, que rege o estômago.

Verde

Pessoas verdes são simpáticas, pacientes, carinhosas e cuidadosas com os demais, mas por vezes lentas para realizar suas tarefas. O verde é associado à tranquilidade, equilíbrio, natureza e saúde. É relacionada com o chacra cardíaco, que comanda o sistema circulatório e coração.

Azul

São pessoas calmas e com facilidade para arranjar amigos. O azul é uma cor relaxante, que traz paz, serenidade e promove a meditação. Está relacionada ao chacra laríngeo, que atua no sistema respiratório.

Anil

Pessoas que se identificam com a cor anil são corajosos, justiceiros e rápidos nas decisões, mas não gostam de ordens e se seguir rebanhos. A cor simboliza intuição e compreensão. É representada pelo chacra frontal, que controla o sistema nervoso.

Violeta

Por fim, quem se identifica com a cor violeta é original, criativo, sonhador e idealista, mas sente-se deslocado dos demais. A cor está relacionada à estabilidade e paz na consciência. Seu chacra é o coronário, que está relacionado com a concentração e espiritualidade.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ