Terapias

25/12/2014 11:39 - Atualizado em 10/12/2016 06:29

Conheça os sinais da depressão profunda e busque a prevenção

Depressão profunda pode ser tratada com descaso pela família, mas precisa de muita atenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Um sensação de imensa tristeza, vontade de isolar-se do mundo e de não falar mais com ninguém. Isso é o que sente uma pessoa com depressão profunda, uma doença que ainda sofre com o descaso da maior parte das pessoas, mas que exige muita atenção. Em casos mais graves, a depressão pode levar a pessoa a cometer automutilação e suicídio.

depressao profunda

Sintomas da depressão profunda

A depressão é uma doença difícil de ser diagnosticada, já que costuma chegar logo após algum trauma ou sofrimento e pode ser confundida com uma simples tristeza, com luto ou com alguma outra decorrência normal desses acontecimentos.

Acontece que a depressão profunda precisa ser diagnosticada logo no começo. Conhecer os seus sintomas é a melhor maneira de detectar. Veja como ela se manifesta:

Sintomas físicos

A pessoa depressiva começa a apresentar algumas situações físicas que servem de alerta para quem convive com ela. A dor de cabeça intensa e constante é um dos sintomas da depressão profunda. As dores se espalham pelo corpo. Por isso, dores nas costas, nas pernas, nos braços e no abdômen também são bastante comuns em quem sofre de depressão.

A evacuação é um processo que depende muito da condição psicológica da pessoa. Alguém em condições normais, que não se sente à vontade em algum ambiente, não irá ao banheiro lá. Como o depressivo não se sente à vontade em nenhum ambiente em que está, ele sofre com a prisão de ventre. Um problema incômodo e muito comum.

As dores no peito, devido à angústia e a ansiedade que fazem parte da rotina da depressão profunda, também devem ser analisadas como sintoma. Esse aperto sentido, geralmente vem acompanhado de falta de ar, também causada pelos problemas no sistema emocional. A pessoa também diz sentir um bolo na garganta e náuseas constantes.

Sintomas psicológicos

No campo psicológico, estão os sintomas mais comuns da depressão profunda. A indiferença com relação a determinados aspectos que até então eram muito interessantes é o primeiro dos sinais que aparecem. Vem seguido de uma baixa na autoestima da pessoa, que começa a se autodepreciar e a negar qualquer uma de suas qualidades.

O sentimento de culpa por coisas que sequer têm relação com a pessoa e uma tristeza profunda também são sintomas de que essa doença está tomando conta daquele paciente. Dificuldade de concentração e para tomar decisões também merecem atenção. O depressivo costuma pensar bastante sobre morte e sobre suicídio.

Tratamento da depressão profunda

O tratamento da depressão profunda se dá através do acompanhamento médico. Não há outra forma de curar essa doença que não seja a constante presença de um psicólogo ou psiquiatra na vida da pessoa. O uso de remédios antidepressivos também pode ajudar, mas de modo temporário e não duradouro. É preciso que a pessoa participe de sessões de terapia para entender os seus problemas.

Também é necessário que haja apoio e presença constante da família na vida do depressivo. Ele precisa sentir-se amado, acolhido, acarinhado e desejado pelas pessoas que o cercam. Caso contrário, alimentará ainda mais a ideia de que sua vida não tem importância.

Agora que já conhece como a doença se manifesta, que tal cuidar da sua saúde e agir preventivamente? Deixe um comentário e  não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
depressão
doença
saúde mental
tratamento da depressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ