Terapias

22/10/2014 08:03 - Atualizado em 18/12/2016 12:43

Conheça o watsu, terapia de equilíbrio energético e corporal

Com técnicas de alongamento na água, watsu prioriza o relaxamento profundo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em watsu? Essa técnica realizada na água vem fazendo sucesso na área da terapia, principalmente por promover relaxamento extremo nos pacientes. Além disso, pode ser um complemento no tratamento de doenças e trazer benefícios para todas as idades.

Conheça mais sobre a terapia que é considerada uma das mais completas, pois com ela é possível trabalhar o físico, o emocional e o psicológico das pessoas.

watsu

O que é o watsu

A terapia pode ser definida como uma combinação de movimentos corporais que são feitos dentro da água. Com a ajuda de um terapeuta e a utilização de técnicas de Shiatsu, os pacientes são levados a um estado de relaxamento total.

O watsu já é feito em diversos locais no Brasil, como spas, hotéis, academias e até em clínicas de fisioterapia e recuperação.

Por ser desenvolvida dentro da água, a terapia garante um nível muito maior de relaxamento em comparação a outros métodos. A água em si já faz com que os músculos do corpo relaxem e reside aí a sua eficiência quando o objetivo é relaxar.

Como a técnica é realizada

O procedimento geralmente é feito em uma piscina com profundidade de 1 metro e com água aquecida entre 34ºC e 36ºC. Com essa temperatura já é possível começar o relaxamento do corpo. O ambiente também deve ser tranquilo e a luz e a música são programadas para garantir a calma.

O terapeuta é o responsável pela sustentação da pessoa enquanto ela flutua na água da piscina. O profissional guia uma série de alongamentos e movimentos lentos que relaxam o corpo e a mente. Uma sessão dura entre 40 e 60 minutos.

Principais benefícios do watsu

Entre as mudanças mais percebidas pelas pessoas que fazem o watsu, estão o alívio de dores físicas e o combate ao estresse. Mas o foco da terapia não está apenas no relaxamento, pois ela também busca fazer com que a pessoa alcance o seu interior, trazendo bem-estar e controle emocional e psicológico.

Outros benefícios alegados estão na redução da ansiedade, no aumento da qualidade do sono, na melhora da capacidade cardiovascular e do sistema respiratório.

Além disso, a técnica também pode melhorar a habilidade de movimentação, sendo indicada para auxiliar em tratamentos de fisioterapia. Ela é indicada ainda para idosos e para pessoas com necessidades especiais ortopédicas, neurológicas e reumatológicas.

O watsu não é recomendado para pessoas que têm pressão baixa, que possuem tônus muscular desfavorecido, gestantes ou que estejam com algum problema de pele ou em meio a algum tratamento. É importante que a terapia seja feita sempre sob orientação de um profissional qualificado, que indique e acompanhe o procedimento.

Além dos benefícios alegados que essa terapia apresenta, alguns especialistas na técnica relatam outras explicações para a sua eficácia. Eles dizem que ela é capaz de levar as pessoas a um estado completo de relaxamento e despertar sentimentos profundos, porque ela resgata lembranças do aconchego do útero materno.

E aí, pronta para experimentar essa terapia? Deixe um comentário! E não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapia
estresse
relaxamento
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ