Terapias

06/09/2014 01:00 - Atualizado em 02/12/2016 03:43

Conheça as aplicações do tratamento homeopático para a saúde

O reequilíbrio da energia vital é a chave do tratamento homeopático.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O tratamento homeopático tem como base a cura pelos semelhantes. Na verdade, a homeopatia funciona de uma maneira bem diferente do sistema tradicional: para tratar doenças, o tratamento usa substâncias que provocariam as enfermidades - mas diluídas de tal forma, que apresentam, segundo os homeopatas, o resultado inverso, ou seja, a cura do problema.

tratamento-homeopatico

Como funciona o tratamento homeopático?

De acordo com o princípio fundamental de reequilibrar a energia vital dos pacientes, o tratamento homeopático busca a cura fazendo o papel inverso dos remédios tradicionais. “Frente a um doente com diarreia, o médico homeopata irá prescrever uma substância, previamente estudada, que também provoque com seus efeitos a diarreia. Já a alopatia (como é chamada a medicina convencional, que utiliza medicamentos químicos) trataria essa mesma moléstica com um remédio que causasse a constipação”, explica o homeopata Marcelo Perim.

A questão é que muitas vezes os remédios convencionais podem causar efeitos colaterais, como bronquite, enxaquecas, transtornos na menopausa, amigdalites repetitivas, rinites e doenças alérgicas. Diferente do tratamento homeopático, que tem o objetivo de promover o alívio e a cura sem prejudicar o organismo.

Grande parte da população acredita que a homeopatia serve apenas para curar doenças insignificantes. Segundo o homeopata, porém, esse método pode colaborar com a cura de diversas enfermidades consideradas graves.

Não confunda tratamento homeopático com fitoterápico

Cuidado para não confundir o tratamento homeopático com o uso de chás e ervas. São dois métodos diferentes. A fitoterapia é quem utiliza chás com o objetivo de tratar doenças. Já a homeopatia trata as enfermidades com medicamentos ultradiluídos, oriundos dos reinos mineral, vegetal e animal.

De acordo com os homeopatas, outro engano em relação ao tratamento é acreditar que a homeopatia age de forma lenta. Em doenças agudas, a homeopatia pode ter um efeito mais rápido sobre a doença do que os antibióticos. Em moléstias crônicas, o tratamento de cura costuma durar o mesmo tempo que o paciente levou para desenvolver a doença. 

Conforme Perim, muitas pessoas buscam a homeopatia quando todas as outras opções de tratamento com remédios tradicionais não funcionaram. E na maioria das vezes, o tratamento homeopático as surpreende mostrando resultados positivos. “A homeopatia não tem a pretensão ou ilusão de prometer a cura de todas as doenças. Mas com certeza ela pode ser de grande ajuda, tanto nos cuidados exclusivamente homeopáticos, como também auxiliando nos tratamentos alopáticos”, afirma.

Gostou da matéria? Faça o seu comentário! Quer mais? Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook. 

TAGS
homeopatia
tratamento
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ