Terapias

17/01/2015 01:12 - Atualizado em 31/07/2016 01:17

Conheça a terapia em grupo e saiba quando recorrer a ela

A prática da terapia em grupo envolve a conversa e a ajuda interpessoal entre pacientes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A terapia em grupo é a prática que envolve diversos indivíduos interessados em mudar e trazer mais bem-estar para sua vida. A modalidade de encontro, mais barata, pode ser encontrada em clínicas psicólogicas, com temas específicos ou livres. Confira mais sobre a terapia e conheça os benefícios de abrir-se com o mundo.

terapia_em_grupo

Objetivos da terapia em grupo

- Melhorar a sua segurança e ter a autoestima elevada

- Deixar de lado a ansiedade e os possíveis problemas com a timidez

- Aprender a respeitar e ouvir os pensamentos das pessoas que estão à volta

- Aprender a levar em conta a opinião dos colegas e, com isso, amenizar os problemas

- Trazer alívio do estresse

- Criar laços com pessoas que até então pareciam apenas desconhecidos

- Aumentar a capacidade de atenção (em alguns casos, indivíduos estão tão ligados ao trabalho que não conseguem prestar atenção em amigos e familiares).

Benefícios da terapia em grupo

Contato com os amigos de terapia

A terapia em grupo envolve uma grande quantidade de pessoas em uma sala. Cada uma traz uma história consigo. Conversar com os colegas, entendendo quais são os problemas e enxergando as possíveis formas de ajudar, transforma o seu dia e pode acabar sendo um auxílio para si mesmo.

A terapia em grandes grupos é benéfica também pelo envolvimento e pela perda da vergonha. Ao longo do tempo, você vai se soltando e conseguindo falar o que está acontecendo. Assim que você toma coragem, encontra diversos casos que são parecidos e podem ser um exemplo de melhora.

Lá você é compreendido

Diferentemente de sua casa, onde talvez você possa não ter o apoio necessário, na terapia em grupo você tem diversos colegas de sala que estão dispostos a ouvir e tentar ajudar. Essa modalidade é benéfica para quem sente uma necessidade de atenção e acredita que ninguém está dando bola para seus problemas.

Lá, julgamentos desnecessários são ignorados e não permitidos. A psicóloga, além de mediadora, irá conversar com você, explicando o que pode estar acontecendo.

É mais barato

A terapia em grupo costuma ter um ótimo custo-benefício. Por juntar diversas pessoas, a consulta tem o valor diminuído. Caso você acredite que o seu caso é especial e deve ser compartilhado apenas para a psicóloga, marque uma consulta à parte.

Pode ser temática

Você pode encontrar grupos temáticos e que sejam somente sobre o seu problema. Dessa forma, você terá mais facilidade para se soltar. Os principais temas encontrados são obesidade, álcool, drogas, depressão, fobias, problemas em relacionamentos, terceira idade, gravidez e luto.

Você não está sozinho

Encontrar mais indivíduos que passam pelo mesmo problema pode ser uma forma de aumentar a sua confiança na melhora. Algumas pessoas, desiludidas, acabam acreditando que são as únicas com certos problemas. A terapia em grandes grupos está aí para mostrar o contrário e trazer mais tranquilidade para todos os afetados.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
psicologia
conversa
tranquilidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ