Terapias

04/01/2015 03:04 - Atualizado em 02/12/2016 10:43

Conheça a terapia do sono e saiba como recorrer a ela

A terapia do sono ajuda a preparar o corpo e a mente para ter uma noite revigorante.

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Redação

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Uma boa noite de sono é essencial para manter a saúde do corpo. Porém, por fatores diversos, algumas pessoas não conseguem viver esse momento de maneira tranquila. A terapia do sono ajuda a organizar a mente e o corpo para um sono revigorante e reparador. Quer saber como? Veja dicas para dormir melhor.

terapia do sono

Terapia do sono: Preparando o corpo para dormir bem

Sempre faça do momento de dormir um ritual. Prepare seu corpo para que ele saiba que é chegada a hora de deixar o estresse de lado e relaxar. Para isso, fique atento a alguns fatores que podem interferir no seu sono:

Alimentação

Durante à noite, os alimentos ingeridos devem ser leves para que seu organismo não precise trabalhar em demasia ao fazer a digestão. O ideal é não comer absolutamente nada uma hora antes de dormir .

Bebidas

Não consuma bebidas energéticas, como cafés, refrigerantes e chás - a menos que o chá seja relaxante. Evite a ingestão de muito líquido para que, durante a noite, não precise levantar várias vezes para ir ao banheiro.

Horários

No começo pode ser complicado estabelecer um horário fixo para iniciar a terapia do sono e ir para a cama, porém é preciso criar uma rotina para que seu corpo comece a relaxar a partir de um determinado período. Da mesma forma, um horário para acordar possibilita que você desperte antes mesmo de o despertador tocar, portanto, mais disposto.

Roupas

Use sempre roupas confortáveis. Evite pijamas com elásticos apertados e botões. Esses podem machucar no momento em que você os comprime ao deitar. Para as mulheres que preferem dormir de sutiã, é importante escolher um modelo confortável, preferencialmente sem costura.

Preparando o lugar e a mente para dormir

Sempre que for deitar, certifique-se que a temperatura do ambiente esteja adequada. Travesseiro, colchão e roupas de cama não podem conter saliências que incomodem durante à noite. Desligar as luzes proporciona o ambiente ideal para que o corpo produza melatonina, substância que induz ao sono. Desta forma, você adormece mais rapidamente e mantém um sono de qualidade.

Desligue também a sua mente: levar problemas para a cama não irá fazer com que eles desapareçam. Então, antes de deitar, esvazie sua mente. Desligue a televisão e evite mexer no celular, computador ou tablet meia hora antes de ir para a cama.

Dormir com rádio ligado é uma prática que dificulta a terapia do sono e, consequentemente, os estágios pelo qual a mente e o corpo passam enquanto você dorme. Isso porque o cérebro fica em alerta e não permite o relaxamento completo.

Ao deitar, feche os olhos e respire fundo até se sentir relaxado. Para a terapia do sono, procure pensar em cenas alegres e lugares tranquilos nos quais você gostaria de estar. Se quiser ouvir uma música, escolha sempre sons calmos, instrumentais ou sons da natureza.

Terapia do sono e seus beneficios

Dormir bem é fundamental para se ter uma vida saudável. Uma pessoa adulta que dorme entre sete e 11 horas por dia, se bem relaxada, passa por todos os estágios do sono. Desta forma, a memória e a concentração são potencializadas além de melhorar o humor, auxilia no alívio do estresse da fadiga e dos fatores que levam à depressão.

A terapia do sono beneficia também as pessoas em dieta para emagrecer. Uma boa noite de sono incide na produção da leptina, hormônio responsável pela saciedade. Ele inibe a vontade de ingerir carboidratos no dia seguinte - o que facilita a perda de peso.

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