Terapias

03/10/2014 05:49 - Atualizado em 04/12/2016 02:16

Conheça 7 terapias para aliviar o estresse

Meditação é uma maneira eficaz de aliviar o estresse cotidiano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aliviar o estresse é essencial para manter uma boa qualidade de vida. Mas nem sempre é fácil ter a mente sã e tranquila na correria do dia a dia. Por isso, vamos aprender agora algumas técnicas, terapias e exercícios que podem ajudar na busca pela tranquilidade.

aliviar-o-estresse

Principais terapias para aliviar o estresse

Acupuntura

Durante o tratamento, são aplicadas agulhas nos pontos que correspondem à origem do problema. A terapia alivia enxaqueca, insônia, sinusite, dores de doenças crônicas, cólica, estresse e pode até ajudar no emagrecimento. A acupuntura é indicada também para crianças – mas somente para as que não tem medo das agulhas.

aliviar-o-estresse

aliviar-o-estresseAromaterapia

A aromaterapia utiliza óleos perfumados como forma de aliviar o estresse. Essa terapia acredita no efeito psicológico que os cheiros dos óleos podem trazer para as pessoas. Para relaxar, pesquise o óleo que mais combina com o seu estado emocional. Se você está estressada, escolha uma opção que promete aliviar o estresse. Tome um banho relaxante e aplique o óleo em todo o corpo.

Meditação

Você não precisa seguir regras ou técnicas especiais de meditação. Faça uma seleção de músicas tranquilas que vão facilitar o relaxamento. Desligue as luzes e escolha entre sentar ou deitar. Preste atenção a sua respiração e concentre-se em se desligar de tudo o que traz estresse para a sua vida.

Relaxe por, pelo menos, 20 minutos. Assim que se sentir renovada, levante e desligue o som. Para melhorar a técnica, você pode utilizar a aromaterapia antes da meditação.

Se você tiver mais de uma hora de folga no almoço, pode aproveitar para colocar essa ideia em prática nesse momento. Você vai voltar para o escritório com muito mais energia.

aliviar-o-estresse

aliviar-o-estresseShiatsu

Pressionando com as mãos os pontos meridianos do corpo, considerados vitais, o shiatu tem como promessa a melhora da saúde. Ele auxilia na melhora da TPM e ajuda a aliviar o estresse, dores musculares, além de aumentar a sensação de bem-estar. Nessa terapia, o massagista utiliza os cotovelos, joelhos e palma das mãos – além dos dedos.

aliviar-o-estresseYoga

Uma das formas de meditação mais famosas, a yoga combina o trabalho físico com o mental. A partir dessa terapia, o praticamente consegue melhorar a saúde, a autoestima, alivia dores, diminui o estresse e consequentemente se sente mais relaxado para fazer as atividades diárias.

Reflexologia podal

aliviar-o-estresse

É a massagem dos pés em pontos importantes para a saúde corporal. Nessa terapia, o profissional que aplica a massagem utiliza um mapa onde estão divididos os orgãos do corpo humano ao longo do pé. Dessa forma, ele aplica massagens que propiciam o alívio de dores, problemas emocionais e uma maior tranquilidade.

Por que aliviar o estresse

O estresse está relacionado a diversos problemas de saúde. O excesso de cortisol, hormônio produzido em situações de perigo e estresse, está relacionado à obesidade, por exemplo. Mas o problema não para por aí. Pessoas estressadas têm maior chance de ter um ataque cardíaco, estão mais propensas à insônia, sofrem mais com dificuldade de memorização e costumam ter dor de cabeça e enxaqueca.

Então, escolha uma das opções para aliviar o estresse e boa sorte! Depois deixe um comentário contando sua experiência. E não deixe de acompanhar nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
terapias
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ