Terapias

13/09/2014 11:11 - Atualizado em 10/12/2016 12:27

Conheça 6 calmantes naturais que podem aliviar sua tensão

Calmantes naturais podem amenizar dias de estresse no trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A indústria farmacêutica tem muitos queridinhos no tratamento da ansiedade. Mas para quem não tem indicação médica e quer apenas aliviar os ânimos, há calmantes naturais potentes que podem amenizar as reações do organismo aos dias mais turbulentos.

calmantes-naturais

6 calmantes naturais para aliviar a tensão

Há pelo menos seis calmantes naturais que estão disponíveis nas prateleiras de supermercados e lojas de produtos naturais por preços acessíveis.

Confira as opções:

1 - Valeriana

Esta erva é amarga, mas tem efeito muito interessante. Ajuda a dormir melhor, tem propriedades fitoterápicas e pode ser tomada como chá. É muito utilizada em farmácias de manipulação para a confecção de medicamentos contra problemas emocionais graves ou mais amenos.

2 - Passiflora

É uma espécie de maracujá que é de grande ajuda para o controle de crises e momentos tensos de ansiedade e depressão. A passiflora pode ser comprada em folhas que fazem chás, normalmente encontrada em lojas de produtos naturais e, algumas vezes, em farmácias de manipulação. A planta também compõe fórmula de medicamentos para o mesmo fim que podem ser encontrados em drogarias.

3 - Erva-de-São-João

O terceiro calmante natural é a erva-de-são-joão. Ela é a mais indicada no combate à depressão, inclusive na produção de medicamentos tradicionais, por ser muito eficaz nesse tipo de problema emocional. Por isso mesmo, só pode ser adquirida com receita médica em farmácias de manipulação, preferencialmente, mas também pode ser encontrada nas drogarias convencionais. É vendida em cápsulas.

4 - Camomila

A camomila do tipo Matricaria Recutita é um dos calmantes naturais mais utilizados pelos conhecedores de ervas medicinais. O chá precisa passar pelo processo de infusão, ou seja, a imersão do chá em água quente. Depois desse processo, a camomila é puro conforto, e a tranquilidade chega facilmente.

5 - Erva-cidreira

Um dos mais conhecidos calmantes naturais que tem óleos essenciais que produzem uma leve calmaria é a erva-cidreira. Essa é simplesmente para quem está prestes a enfrentar uma reunião de negócios ou uma entrevista de emprego, mas não quer parecer que está calmo demais. Essa erva dá a sensação de tranquilidade na dose certa.

6 - Alface

Pode parecer estranho, mas uma planta utilizada em saladas é também um excelente calmante. A alface possui propriedades relaxantes que ajudam a acalmar e a ter um sono melhor, pode-se consumir suas folhas em forma de salada ou preparar um chá com suas folhas e talos, as opções são muitas para conseguir controlar alguns dos problemas emocionais.

Cuidados com os calmantes naturais

Mesmo produtos naturais devem ser ingeridos com cuidado. A passiflora é um exemplo de calmante que pode acarretar sono excessivo se consumida em conjunto com outros medicamentos alopáticos. O melhor é sempre consultar um médico se você já estiver sob efeito de outros remédios.

Além disso, é bom lembrar que os calmantes naturais não agem na causa do problema. É possível que uma consulta a um psicólogo seja necessária caso você esteja enfrentando diariamente problemas de ansiedade, estresse e nervosismo.

Gostou da matéria? Deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ