Terapias

17/08/2014 05:17 - Atualizado em 07/12/2016 01:03

Conheça 5 medidas que vão ajudar você a controlar a ansiedade

Situações de estresse podem atrapalhar se você não souber como controlar a ansiedade.

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Redação

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Hoje em dia, é comum que as pessoas fiquem ansiosas com facilidade, devido às diversas situações de estresse do dia a dia. Com a rotina corrida da maioria dos tempos atuais, é preciso ter paciência para lidar com o desgaste do trânsito e com os problemas do trabalho, por exemplo. Controlar a ansiedade em situações extremas não é uma tarefa fácil, mas existem algumas ações bem simples que você pode fazer para ajudar nisso.

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Independente dos motivos da angústia ou nervosismo, é preciso primeiro entender o que está causando o desconforto, para então identificar qual é melhor forma de controlar o estado emocional. Entre as causas, podem estar problemas familiares, preocupações com o trabalho ou até mesmo uma dificuldade financeira. Depois de ter isso claro, você pode seguir algumas dicas para auxiliar no processo de controlar a ansiedade.

Como controlar a ansiedade

1. Fale sobre o que está incomodando

Falar sobre as emoções e aflições que você está sentindo naquele momento pode ser uma ótima forma de aliviar a tensão. Dessa forma, você se expressa e consegue desabar, liberando todo o sentimento ruim e até pensando com mais clareza.

2. Procure atividades prazerosas

Uma dica muito importante para desenvolver a capacidade de controlar a ansiedade é praticar atividades que aliviem a tensão. O mais indicado é a prática de exercícios físicos regularmente, melhorando assim a saúde física e mental. Fazer qualquer tipo de atividade física também ajuda a lidar com estados de ansiedade porque eleva a produção de serotonina, a substância que aumenta a sensação de prazer. O resultado é a conquista do bem-estar e da qualidade de vida.

3. Experimente a terapia em grupo

Existem organizações especializadas em casos de ansiedade e nervosismo, trabalhando com técnicas bem específicas para cada caso. Um método que tem mostrado bons resultados é a terapia em grupo, que possibilita que você se expresse e também escute as outras pessoas. Nesse caso, é possível ver que os outros também passam por problemas, e que às vezes são ainda maiores que os seus.

4. Evite momentos de estresse

Se você tem muita dificuldade em controlar a ansiedade, evite passar por aquelas situações que você sabe que vão lhe causar tensão. É importante que você entenda o que está sentindo e, dessa maneira, possa prevenir eventos que despertem esses sentimentos. Encontre técnicas e até tratamentos que ajudem a controlar as suas emoções.

5. Treine a respiração

Respirar fundo e de forma calma pode não resolver os seus problemas, mas com certeza vai ajudar a raciocinar com mais clareza. Controle a sua respiração, compassando a inspiração e a expiração.

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Ajuda profissional para controlar a ansiedade

Com essas dicas, é possível controlar a ansiedade – pelo menos um pouco. Mas se você continuar sentindo dificuldade, procure um profissional especializado que possa ajudar. Um psicólogo ou psiquiatra vai identificar os seus sintomas e indicar o que é melhor para você, podendo até recomendar algum medicamento que combata a ansiedade e evite problemas mais graves.

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