Terapias

19/05/2015 07:09 - Atualizado em 07/12/2016 11:07

Confecção de mosaico pode virar terapia antiestresse

Prática estimula a paciência, a percepção e a criatividade, podendo ser opção para aliviar o estresse.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Atividades artísticas e de artesanato podem ser ótimas alternativas para um dia a dia mais leve e saudável. Com a rotina cada vez mais agitada, um momento de prazer e relaxamento podem ser o remédio ideal para uma vida mais feliz. A técnica de mosaico é uma dessas alternativas.

Ela consiste em peças recortadas ou quebradas, que são coladas próximas umas das outras. Os materiais variam muito - papel, azulejos, sucato - e o resultado é um efeito visual muito bonito, de acordo com desenho ou imagem que a pessoa escolher.

mosaico

Mosaico é alternativa de arterapia

A arte do mosaico é muito antiga, originada no Oriente. Na era antes de Cristo, já havia paredes de santuários e templos decoradas com pedaços diversos de materiais, que recriavam imagens ou formas coloridas.

A técnica se disseminou ao redor do mundo e cada cultura apostou em diferentes formas de aproveitamento. No Brasil, igrejas, monumentos e muitos outros locais receberam os detalhes da arte. Falar em mosaico e não citar o famoso calçadão de Copacabana seria praticamente impossível. Confeccionado em pedra portuguesa, virou ícone do Rio de Janeiro.

O mosaico é uma forma de customização fácil, que estimula a crianção de uma variedade enorme de objetos. Uma alternativa de relaxamento e prazer, a técnica também trabalha a paciência, a percepção espacial e o olhar, auxiliando no desenvolvimento cognitivo-motor.

Em uma época onde os hobbies estão recebendo cada vez menos tempo, apostar em uma atividade artística é uma ótima alternativa para se livrar do estresse e aproveitar um momento próprio.

Oficinas estimulam o encontro de pessoas que buscam a arte para se livrar um pouco do cansaço da rotina. Nelas, cada pessoa pode soltar a imaginação de criar um vaso de flor, uma caixa de joias, uma banqueta e muito mais. Tudo depende apenas da criatividade.

mosaico

Para as crianças

A confecção de mosaicos também pode ser uma ótima atividade para fazer com seus filhos. A técnica colabora no desenvolvimento dos pequenos, além de ser uma boa opção de passatempo com a criançada.

A diversidade de materiais é enorme, só é preciso um pouco de criatividade para criar um ambiente divertido e cheio de encantamento. Trabalhos manuais são muito importantes no dia a dia da criança, estimulando a aprendizagem, a imaginação e a coordenação motora.

Em uma era onde videogames, tablets e computadores imperam, a técnica manual de criação de um mosaico é uma ótima oportunidade de apresentar algo novo para os filhos. Mas lembre-se que, para a confecção, trabalha-se com peças pequenas, então é importante estar presente com seus filhos para que eles não levem peças à boca.

Que tal deixar a vida um pouco mais leve e se deixar levar por um momento tranquilo com a confecção de um mosaico incrível? Experimente e nos conte o que achou! E continue acompanhando o Vivo Mais Saudável para conferir mais dicas de bem-estar.

TAGS
artesanato
trabalhos manuais
arteterapia
paciência

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ