Terapias

01/05/2015 03:12 - Atualizado em 07/12/2016 02:30

Como controlar a ansiedade? Aprenda 10 dicas

É possível manter a ansiedade sob controle com medidas práticas no dia a dia.

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Redação

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Angústia e aflição são os principais sentimentos das pessoas ansiosas. É por isso que, muitas vezes, é difícil descobrir como controlar a ansiedade, pois ela paralisa a mente e o corpo, bloqueando nossas ações e pensamentos.

Dependendo da intensidade, a ansiedade pode se tornar uma patologia que compromete a saúde. Por isso, é necessário descobrir meios de combater esse transtorno. Quer aprender algumas técnicas para controlar a ansiedade e garantir uma vida mais saudável? Confira.

como controlar a ansiedade

Mande a ansiedade embora

Tire tempo para você

Mesmo que a rotina seja pesada, tire um tempo para se dedicar ao que você gosta. Quando você realiza atividades que dão prazer, fica mais fácil conseguir aguentar o dia a dia sem ficar ansioso. Mas cuidado para não deixar os compromissos de lado!

Organização é fundamental

Uma das principais causas da ansiedade é a falta de organização. Por isso, encontre um jeito de manter sua rotina em ordem, seja com agendas, bilhetes ou lembretes no celular. Cumpra as tarefas essenciais dentro do prazo e não assuma compromissos que não conseguirá realizar.

Foco

Atenha-se àquilo que planejou. Não há como controlar a ansiedade se você fica pensando nos próximos projetos. Uma tarefa por vez e dedicação exclusiva é a saída. Nada de ocupar o cérebro com o que é para amanhã.

Cultive as amizades

Não dá para viver sem amigos. Eles permitem quebrar a rotina de trabalho e ganhar mais disposição. Uma boa conversa, um passeio ou um jantar em boa companhia reduzem os riscos de hipertensão e tranquilizam a mente.

Corpo são, mente sã

Atividades físicas, pelo menos três vezes por semana, já ajudam muito a controlar a ansiedade. Se não conseguir estabelecer uma rotina de exercícios, faça alongamentos e relaxe a musculatura sempre ao acordar. Dessa forma, você fica mais tranquilo e consegue driblar as dores no corpo.

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Como controlar a ansiedade no dia a dia

Acorde sorrindo

Acordar de bom humor parece piada para muita gente, mas sorrir é uma das formas mais eficientes para controlar a ansiedade. Dessa maneira, você diminui o estresse e promove felicidade por onde passa.

Durma tranquilo

Não vá para a cama guardando as preocupações do dia a dia. Desfaça-se de qualquer anseio na hora de dormir. Providencie um ambiente sereno, silencioso e escuro para relaxar.

Que tal um chá?

Antes de deitar, um chá quente pode relaxar seu corpo. Prefira os de maracujá, cidreira ou camomila. Pode ser tomado todas as noites, juntamente com uma torradinha, já que os carboidratos também relaxam o cérebro quando consumidos moderadamente.

Coma com controle

Descontar a ansiedade na comida é um hábito bastante comum, mas que deve ser banido da sua rotina. Resolva os problemas sem abusar dos doces e das gorduras. Isso acaba contribuindo ainda mais para sua angústia – e para os quilinhos extras.

Selecione os alimentos

Escolher o cardápio do dia é uma atividade que também pode manter a ansiedade sob controle. Lentilha, arroz integral, semente de girassol, banana e abacate, por exemplo, são excelentes alimentos para manter seu corpo funcionando sem que você se sinta ansioso.

É chocólatra? O chocolate favorece a produção de serotonina, hormônio responsável pelo bem-estar.

Tem mais alguma dica de como controlar a ansiedade? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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relaxamento
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