Terapias

18/01/2016 12:00 - Atualizado em 29/11/2016 07:00

Cinesiologia acalma dores e relaxa a mente

Estudos dos movimentos utiliza técnicas da medicina chinesa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cinesiologia é o estudo e a análise dos movimentos. Fundamental para a formação de diversos profissionais, especialmente na área da fisioterapia, ela é importante para compreender o corpo humano.

Assim, qualquer alteração ou anormalidade pode ser identificada e modificada, o que garante mais saúde e qualidade de vida para o paciente. Saiba mais sobre essa área de conhecimento a seguir.

cinesiologia aplicada

Saiba o que é a cinesiologia

A cinesiologia tem como foco principal de estudos a anatomia e a fisiologia humanas, além da biomecânica. Em alguns casos, seu campo pode cobrir outras áreas, como o esporte, a sociologia de exercícios, a filosofia e a psicologia.

O principal objetivo dessa metodologia é a cura e o crescimento pessoal do paciente por meio de técnicas simples e suaves. Elas têm como objetivo se comunicar com todos os niveis que formam o indivíduo, o que favorece a recuperação completa da saúde.

O tratamento consiste em tentar corrigir possíveis desequilíbrios que afetem a pessoa. Entre as aplicações, estão a busca por aplacar dores físicas, a detecção de hipersensibilidades e alergias e a liberação de tensões emocionais.

Outras buscas menos usuais, mas que também são determinantes para uma melhor qualidade de vida, podem surgir. São elas maior eficácia nos negócios, em áreas de educação e até para o desenvolvimento e crescimento pessoal.

Saiba Mais
Mantras ajudam a relaxar o corpo e a mente
Treinamento funcional usa movimentos naturais do corpo. Veja os benefícios
Como aumentar a massa muscular com saúde

Origem da cinesiologia

O termo vem do grego antigo, das palavras kinesis, que significa movimento, e logos, que significa palavra ou discurso. O surgimento é quase simultâneo ao conceito de biomecânica, a mecânica aplicada ao sistema biológico.

Aristóteles é considerado o pai da cinesiologia por ser o primeiro a descrever a função e a ação dos músculos e ossos, além do processo de deambulação.

Cinesiologia também descreve o conteúdo de uma classe em que o movimento humano é avaliado pelo exame de sua origem e de suas características. Isso começa a ocorrer especialmente a partir do século 20. Hoje, também agregam-se princípios da medicina tradicional chinesa.

A cinesiologia aplicada foi fundada em 1964, por George Goodheart. Nesse momento, passou a ser uma disciplina distinta das ciências. Sua forma organizada tornou-se bem mais abrangente e integrada teoricamente.

Já na segunda metade do século 20, a biomecânica foi desenvolvida como área de estudos. Seu conteúdo foi extraído da mecânica, área da física que consiste no estudo do movimento e no efeito das forças incidentes em um objeto.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre essa área de conhecimento? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
movimento
cinesioterapia
biomecânica
funcionamento do corpo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ