Terapias

13/02/2015 05:05 - Atualizado em 06/10/2016 07:40

Chorar, aprender, recomeçar: Veja como superar uma desilusão amorosa

Excesso de expectativas pode levar a uma desilusão amorosa. Saiba como lidar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando um relacionamento chega ao fim, é normal que você se sinta deprimido, triste e decepcionado. Investir seu tempo, esforçar-se para dividir a vida com alguém e sofrer uma desilusão amorosa é algo que machuca e que deve ser levado a sério. Mas o estado de melancolia não pode durar para sempre. Saiba como superar a tristeza e voltar a curtir a vida.

desilusao amorosa

Consequências da desilusão amorosa

Quando algo lhe machuca ou lhe prejudica, sua primeira reação é fugir daquilo que fazia mal. Com os relacionamentos também é assim. Se você sofre uma desilusão amorosa, é natural que comece a fugir de novas relações. É um instinto para se proteger. O problema é que você acaba se isolando do mundo e sofrendo ainda mais com isso.

Quanto mais você se distancia das pessoas que lhe cercam e das que querem se aproximar, mais você acaba sendo envolvido pelo clima de tristeza. Por isso, a depressão é uma consequência recorrente para quem passa por uma forte desilusão amorosa. Falta de ânimo e autoflagelação são muito comuns nesses casos. Saiba como reverter o quadro.

Supere a desilusão amorosa

Sofra

Ao passar por uma perda, é necessário viver o período de enlutamento. É o tempo que o cérebro leva para compreender que aquela pessoa não faz mais parte da sua vida e que é preciso traçar novos planos. Sinta a decepção por ter tomado decisões erradas e a tristeza por não ter mais aquela pessoa ao seu lado. Mas não esqueça de que esse estado não é eterno.

Não se isole

É normal que, ao passar por uma situação traumática, você queira ficar sozinho para repensar sua vida. O problema é que, ao sair desse estágio melancólico, você pode se arrepender por ter perdido tanto tempo. Esteja sempre rodeado de bons amigos e familiares que escutem, aconselhem e motivem você a querer seguir em frente com a vida.

Sem ressentimentos

Outra situação comum para quem sofre uma desilusão amorosa é alimentar mágoa ou raiva em relação à pessoa. Esse sentimento é negativo e só prejudica quem o sente. Esqueça a pessoa. Deixe tudo o que a envolve no passado. Não guarde rancor. Pense que é melhor que ela nem esteja mais na sua vida.

Tire uma lição

Só não esqueça que os erros não são todos do outro. Você também tem uma parcela de responsabilidade. Aproveite para triar algumas lições desse momento doloroso. Veja quais foram seus erros. Confia demais? Dá muita liberdade? Não está presente? Sente muito ciúme? Você sempre pode evoluir a partir das situações que vive.

Recomece

Quando houver deixado essa desilusão amorosa no passado e estiver pronto para uma nova etapa, recomece. Saia de casa, conheça outras pessoas, frequente lugares diferentes e esteja aberto para viver novos relacionamentos. Mais maduro e experiente, você pode viver histórias completamente diferentes daquela que lhe feriu.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
relacionamento
fim de namoro
decepção
depressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ