Terapias

01/11/2015 08:00 - Atualizado em 19/10/2016 04:31

Chegou a hora de meditar! Como colocar a prática na sua vida?

Meditação é relaxamento. O Especial Zen mostra técnicas que podem ajudá-lo a ter mais motivação em sua vida.

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Redação

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Já pensou em quantas pausas para o silêncio interno há no seu dia? Talvez não, pois você está estressado porque o chefe estava irritado, o trânsito não ajudou em nada, se incomodou em casa. Aff! E é justamente aí que entra a meditação como ferramenta estimuladora de emoções positivas. Quando você tira alguns minutos do seu dia para cultivar emoções de paz, compaixão, alegria, prosperidade e saúde, são estes os sinais que você envia ao seu cérebro.

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Técnicas de meditação para relaxar

- Escolha um ambiente tranquilo de sua casa. Desligue todos os aparelhos eletrônicos que estejam perto de você. Desative também o celular, já que isso pode atrapalhar a sua meditação.

Pegue uma cadeira confortável ou sente sobre o chão. Não esqueça de ficar com a coluna ereta. Para chegar à posição meditativa, sente com as pernas dobradas. Caso você não consiga, sente-se de maneira que consiga relaxar todos os músculos do corpo;

- Coloque um som para tocar. Escolha uma opção leve e calma;

Analise a sua posição. Tente ficar de maneira que a sua respiração seja tranquila. Inspire e expire calmamente. Respire pausadamente, inspirando com a boca fechada e expirando com a boca aberta. Acostume-se a um método de absorção e eliminação do ar que está em sua volta;

- Após aprender a respirar pausadamente, assista a sua respiração. Analise e foque a sua atenção em como o ar atravessa o seu pulmão e restaura a saúde em seu corpo. Após isso, canalize os seus pensamentos para coisas boas. Deixe de lado qualquer pensamento desnecessário, tranquilizando a sua mente;

- Concentre-se agora em relaxar todos os músculos do corpo. Relaxe gradualmente, músculo por músculo. Comece pelos seus dedos dos pés, relaxando cada parte do seu corpo, até chegar ao seu couro cabeludo;

- Para as suas técnicas de meditação darem certo, transporte-se mentalmente para um local agradável. Pense em algum local que você gosta. Viaje para uma praia, floresta, jardim florido, cachoeiras ou, melhor, para o seu ambiente favorito no mundo. Sintonize com a natureza e relaxe, puxando a boa energia para si;

- Para finalizar, concentre-se em palavras que trazem força e luz para a sua vida. Se você preferir, pode também pensar em palavras que lembram imagens. Visualize em você uma grande luz, com cores claras. Essa luz deverá estar espalhada em todo o seu corpo. Ela irá destruir todas as energias ruins, doenças e pensamentos negativos. Purifique com ela o seu corpo e a sua alma.

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Essas técnicas são essenciais para uma boa meditação, mas você também pode praticar outros tipos que podem se encaixar em sua vida. O Especial Zen mostra para você.

Meditação Kundalini

Kundalini significa autorrealização, iluminação ou segundo nascimento. A meditação kundalini traz relaxamento muscular e mental, corrigindo posturas e trazendo paz espiritual. Ela também tem o poder de despertar a sua sensualidade, aumentando o seu tesão e deixando você mais sensível e atraente. A meditação kundalini dura uma hora e tem quarto estágios, três com música e o último sem música. Ela é considerada um banho energético, já que a partir dela você dança e libera todas as suas insatisfações.

 

Meditação Vipassana

A técnica é ensinada em retiros de dez dias, durante os quais os participantes seguem o Código de Disciplina recomendado, aprendem os fundamentos do método e praticam o suficiente para experimentar seus resultados benéficos. O curso requer trabalho sério e árduo. Há três passos no treinamento da meditação vipassana: O primeiro é abster-se de matar, roubar, manter atividade sexual, mentir e se intoxicar. Esse simples código de conduta moral serve para acalmar a mente que, de outra forma, estaria muito agitada para executar a tarefa de auto-observação.

 

Meditação Transcedental

É uma técnica muito simples e facílima de aprender, podendo ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de sua idade, condição física ou mental. A prática reduz a frequência da atividade cerebral da pessoa, o que leva a um diferente estado de consciência. O ideal é que se crie o hábito de praticá-la duas vezes por dia, de 15 a 20 minutos. É o suficiente para reduzir o estresse consideravelmente.


Meditação guiada

Ela utiliza o poder da fala e da audição para promover bem-estar, relaxamento, confiança, positividade, energia, motivação e outros bons sentimentos. Enquanto uma pessoa fala, guiando os pensamentos dos ouvintes de forma positiva e orientando exercícios de consciência, quem escuta entrega-se ao que ouve e recebe os benefícios destes pensamentos e ações internas.

Você pratica alguma técnica? Conte para gente.

E fique ligado nos conteúdos do Especial Zen, ele é feito para você.

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