Terapias

10/06/2014 09:00 - Atualizado em 02/12/2016 12:42

Aromaterapia: Escolha o aroma certo para o seu ambiente

Conheça algumas propriedades de óleos essenciais extraídos de flores, sementes, cascas e raízes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Aromaterapia é uma técnica terapêutica que faz uso das propriedades dos óleos essenciais para restabelecer a harmonia e o equilíbrio. Os aromas são absorvidos através do olfato e vão direto para o cérebro, ativando os neurônios e equilibrando o sistema nervoso.

“Para cada pessoa há tipos de aroma que agradam e isto promove uma grande sensação de bem-estar. Normalmente dizemos que o aroma de preferência de cada um é o remédio da pessoa”, explica Ma Prem Ila, diretora-presidente do Ibrata (Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda).

Avalie agora seu bem-estar

Os óleos essenciais utilizados na aromaterapia são substâncias naturais extraídas de flores, sementes, cascas e raízes. Eles podem ser aplicados no corpo, inalados ou usados para perfumar ambientes, de acordo com seu preparo e modo de usar. Mas o intuito é o mesmo: proporcionar equilíbrio entre corpo e mente, além de restaurar energias.

Veja alguns aromas, benefícios e indicações:

Alecrim: Auxilia na concentração, bom para áreas de trabalho e estudo

Aloe Vera: Calmante, recorra a este aroma para meditar.

Lavanda: Bom para combater insônia, depressão, tensão e cansaço. Relaxe com apenas 1 gota da essência no travesseiro ou dilua um pouco em água e borrife o ambiente.

Bergamota: Estimula o entusiasmo, bom para utilizar no espaço em dias de festa.

Tangerina, gerânio e lemongrass (ou capim-limão): Trazem alegria, paz e serenidade para reuniões em família. Útil em casos de ansiedade, tristeza, desânimo e letargia.

Olíbano: É revigorante, excelente para ambientes onde há pessoas com ressentimentos e mágoas. É um óleo que promove o perdão e liberta do passado.

Ylang-ylang: Poderoso afrodisíaco, para noites de namoro.

Rosa: Tem poder de sedução e aumenta a autoestima.

Patchouli: É sedativo e afrodisíaco, usado para casos de fadiga e ansiedade. Também é bom para diminuir a compulsão alimentar.

Gerânio: É equilibrante, reduz alterações de humor durante a TPM e menopausa, alivia a ansiedade, o estresse e sentimentos de culpa.

Eucalipto: Refresca. Bom para quartos de pessoas doentes. Anti-reumático, analgésico e descongestionante. Purifica os ambientes, principalmente após as brigas e discussões.

Cravo: Ajuda na autoconfiança e estimula a coragem.

Jasmim: Estimula a energia sexual. Aroma perfeito para os rituais amorosos. Harmoniza a função das glândulas sexuais.

Conheça outras seções do portal Vivo Mais Saudável, como Qualidade de Vida e Motivação, e tenha mais dicas para o seu dia a dia.

 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ