Terapias

06/02/2016 02:00 - Atualizado em 30/11/2016 08:28

Altar budista caseiro ajuda na busca pela serenidade

Seguidores do Budismo procuram chegar à iluminação e à paz espiritual.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já pensou em criar um cantinho para meditar e atrair bons fluídos para o seu dia a dia? Um altar budista pode ser a alternativa para você encontrar equilíbrio e tranquilidade na sua vida. Para saber mais sobre o Budismo e ver o que não deve faltar no seu cantinho espiritual, trouxemos dicas superbacanas. Não deixe de conferir!

budista medita na praia

Um pouco sobre o Budismo

O Budismo é uma religião fundamentada nos ensinamentos de Sidarta Gautama, o Buda. O nome pelo qual ficou popularmente conhecido significa "O Iluminado". Seus ensinamentos tornaram-se um guia para que as pessoas encontrem mais paz espiritual, sabedoria, serenidade e alegria.

Os seguidores acreditam no karma, no ciclo de reencarnação (samsara) e na natureza criativa (maya). No Budismo, o principal objetivo é alcançar a iluminação.

Buda compartilhou conhecimentos com seus discípulos e, entre seus ensinamentos, destacam-se as chamadas quatro verdades nobres. Além de serem afirmações da fé, também são caminhos para a iluminação. São elas:

1. Dukkha: são o sofrimento, a insatisfação, o descontentamento e o estresse.

2. A causa de dukkha: a causa dessa insatisfação é o desejo pela sensualidade, pelo ser/existir e por não ser/existir.

3. A cessação de dukkha: trata-se do abandono desse desejo.

4. O caminho que leva à cessação de dukkha: diz respeito ao entendimento, ao pensamento e ao modo de vida corretos.

Para algumas pessoas, o Budismo é visto como uma busca pela felicidade. A crença reconhece o sofrimento no mundo e oferece otimismo em busca da cura. Segundo o próprio Buda, todos podem alcançar a iluminação, desde que estejam dispostos a seguir pelo nobre caminho do entendimento até o fim.

Aprenda a montar o seu altar budista

Um altar budista em casa é uma forma de lembrar-se dos princípios da crença, reforçando a busca por mais qualidade de vida. Ele serve como uma forma de reduzir aflições da rotina e ajudar a conquistar mais serenidade.

Se você não possui um espaço grande, não se preocupe. O tamanho não é o mais importante. Organize o local disponível e coloque uma estátua ou outro tipo de imagem de Buda, sempre ao centro do seu altar. Caso escolha outras imagens, disponha-as ao redor.

O seu altar budista não precisa estar abarrotado de itens. Para deixá-lo mais aconchegante, escolha uma toalha de mesa bonita para forrá-lo. Você pode colocar algumas almofadas em frente, para a sua meditação. O nível inferior é reservado para oferendas, podendo ser potes e água, flores, velas, incensos ou comida.

Você é adepto do Budismo? Tem um altar em casa? Deixe um comentário e compartilhe outras dicas de como montar esse espaço! Aproveite também para conferir as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
religião
espiritualidade
meditação
paz de espírito

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ