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05/08/2014 09:00 - Atualizado em 06/11/2016 07:16

Adiamento é técnica para abandonar o cigarro: Será que funciona?

Objetivo do adiamento é reduzir a quantidade de cigarros gradualmente.

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Redação

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Parar de fumar não é uma tarefa fácil e existem várias técnicas que tentam ajudar nesse momento. Mas o melhor é conhecer todas elas e escolher qual é a ideal para cada tipo de pessoa. Se você não consegue largar o cigarro de vez, o adiamento pode ser uma boa opção, pois ele trabalha na eliminação do vício aos poucos. 

adiamento

Com o adiamento, fumante reduz gradualmente o número de cigarros que fuma por dia. Foto: Shutterstock

Como funciona o método do adiamento

Esse método é uma das formas de largar o cigarro gradualmente. Ele consiste em adiar o primeiro cigarro do dia, até levar a pessoa a parar definitivamente. Desse jeito, o fumante vai demorando cada vez mais tempo para fumar o primeiro cigarro do dia e, assim, além de reduzir o número de cigarros, também vai fazendo com que ele fique cada vez mais tempo sem fumar.

Isso também faz com que ele perceba que consegue ficar a manhã toda ou até o meio da tarde sem fumar, incentivando-o a querer parar. É recomendado que o adiamento seja de uma ou duas horas e o processo deve levar até duas semanas, que é o tempo necessário para reduzir a quantidade até parar de vez. 

Na prática, funciona assim: se a pessoa fumava o primeiro cigarro às 9h da manhã, passará a fumar às 11h, por exemplo. No dia seguinte, será às 12h, depois, às 13h e, assim, sucessivamente, até que a pessoa não fume mais nenhum cigarro durante o dia.

Essa técnica vai trabalhando aos poucos tentando acostumar o indivíduo a não só reduzir o número de cigarros, mas também a ficar cada vez um período de tempo maior sem fumar.

O adiamento traz confiança para a pessoa que está largando o vício, pois é uma conquista diária conseguir reduzir o número de vezes que fuma por dia. Quando o primeiro cigarro consegue ser adiado, os outros acabam se tornando mais fáceis de largar. 

Adiar não é enrolar

Mas é importante que esse processo não dure mais de duas semanas, porque, assim, a pessoas pode acabar se enrolando na própria estratégia e não conseguindo mais parar. 

Se não seguir o adiamento da forma correta, os resultados não serão os desejados. A pessoa pode acabar desistindo de tentar já que não está fazendo efeito algum, mas, na verdade, o processo pode não estar sendo feito da maneira certa. 

Vá além do adiamento

Veja outras dicas que vão lhe ajudar na luta contra o cigarro, auxiliando o adiamento e fazendo com ele seja ainda mais eficiente.

- Faça atividades físicas, se manter em movimento e com o corpo saudável ajuda no combate a vontade de fumar. 

- Beba bastante água, no mínimo 2 litros por dia.

- Identifique as situações do seu dia a dia que levam você a fumar e, então, mude sua rotina.

- Avise aos familiares e aos seus amigos sobre a sua decisão de parar. Assim, eles poderão lhe apoiar e aqueles que fumam estarão cientes para não oferecer cigarros.

Preparado para experimentar o adiamento? Vale a pena tentar.

Faça o teste e descubra até que ponto você depende do cigarro

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