Terapias

25/07/2014 02:00 - Atualizado em 02/12/2016 11:42

Adeus, estresse: Aprenda como manter a calma em momentos de tensão

Episódios de estresse e ansiedade exigem que você saiba como manter a calma no dia a dia.

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Redação

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O estresse pode surgir em inúmeros contextos, mas, muitas vezes, está associado a uma rotina muito intensa, que provoca aquela sensação de que não vai dar tempo de cumprir todas as suas obrigações. Saber como manter a calma nas crises mais agudas de estresse é fundamental para não surtar.

Vida atual exige saber como manter a calma

Trabalho, estudo, filhos... Sabemos que a conjugação desses fatores, ou até mesmo cada um deles isoladamente, pode ser altamente estressante. Mas toda dificuldade faz parte da vida, então basta aprender a se acalmar.

Dicas de como manter a calma

Veja nossas dicas e saiba como manter a calma em situações agudas de tensão, ansiedade e estresse:

Respiração

Se a sua mente está muito carregada, a ponto de transbordar, tente parar por um minuto e equilibrar a sua respiração. Sente-se com a coluna ereta, feche os olhos e preste atenção somente na sua respiração e nada mais, equilibrando-a. Inspire e expire devagar e, quando notar que já está mais calmo, retorne às suas atividades, procurando manter o mesmo ritmo de respiração.

Massagem

A massagem sempre ajuda a combater a tensão localizada em determinados músculos. O bom é que você não precisa necessariamente contratar o serviço de um massagista profissional.

Seria ótimo se você o fizesse, ao menos uma vez por semana. Contudo, diariamente, você pode, quando tiver uma pausa, sentar em um lugar silencioso e confortável e massagear alguns pontos sobrecarregados do seu corpo.

Exercícios

Praticar atividades físicas é uma excelente maneira de combater o estresse e ajuda você a entender como manter a calma. Os exercícios aumentam a liberação de endorfina, um neurotransmissor que traz um sentimento de bem-estar e tranquilidade. Pratique algum esporte com regularidade que é garantida a redução das tensões e melhora na autoestima.

Meditação

Auxílio profissional para sessões de meditação é ótimo. Você pode começar com curtos períodos e ir gradualmente aumentando o tempo de meditação, podendo chegar a uma ou duas horas. O estresse vai por água abaixo, é mera questão de concentração.

Também são recomendáveis mini sessões de meditação por conta própria, por 15 minutos por dia. Faça como naquele exercício da respiração: limpe a mente e não pense mais em nada que não seja inspirar e expirar.

Alimentação

O que comemos também influi na nossa condição mental. Coma alimentos com muitas fibras, vitaminas e minerais e beba muita água. Reduza o consumo de cafeína, que vai deixar você agitado, e açúcar, que reduz a sua energia e humor.

Organização

Como manter a calma se você tem um caminhão de obrigações para cumprir em apenas 24 horas? Para combater o desespero nessas horas, organize-se.

Faça uma lista de tarefas, priorizando as mais importantes e deixando para o final as que podem ser adiadas. Concentre-se para não fazer nada errado e tenha em mente que não há como estender o dia, então é natural que alguma coisa fique para o dia seguinte.

Extravase

Estrangular os sentimentos é um erro comum. Se a origem do seu estresse é o comportamento de alguma pessoa, tente conversar com ela de maneira aberta e respeitosa, dando vazão ao que você está sentindo. Guardar algumas coisas só para si vai apenas piorar o problema.

Você sofre muito com estresse no seu dia a dia? O que você tem feito para controlar esse problema? Você gostou das dicas? Deixe o seu comentário.

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