Terapias

29/05/2014 09:00 - Atualizado em 23/11/2016 09:46

Acupuntura ajuda no combate ao estresse

Tratamento é realizado com aplicação de agulhas em pontos energéticos do corpo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A aplicação das agulhas da Acupuntura é em pontos do corpo chamados meridianos. Elas têm o objetivo de liberar o ki, energia que pode estar bloqueada na região causando dor e desprazer.

“Imagine um rio cujas águas deveriam fluir, mas com uma quantidade de lixo bloqueando sua passagem em algum ponto do percurso. O homem retira o lixo para a água fluir. Na acupuntura, colocamos agulhas para desobstruir esse ponto que está sendo interrompido pelo lixo energético”, explica Ma Prem Ila, especialista em ayurveda e diretora-presidente do Ibrata (Instituto Brasileiro de Terapias Ayurveda).

A técnica é semelhante ao shiatsu, tratamento corporal oriundo do Japão, cujo princípio é o mesmo, desbloquear a passagem da energia, pressionando os dedos em vários pontos do corpo chamados de meridianos.

“A maioria das pessoas que procuram acupuntura ou shiatsu é portadora de dores ou estresse. As duas técnicas auxiliam o tratamento de qualquer patologia, desde uma simples insônia até um distúrbio mais grave”, ressalta Ma Prem Ila.

O tratamento recomendado de acupuntura ou shiatsu é de no mínimo dez sessões, sendo a situação de cada paciente avaliada entre aguda ou crônica. Situações agudas alcançam melhorias rapidamente, já as crônicas exigem uma duração maior. Em alguns casos, o tratamento deve ser mantido por toda a vida, a fim de melhorar sintomas, evitar que se agravem ou minimizar o uso de medicamentos alopáticos.

Ila afirma que muitas vezes é possível encontrar a cura para alguns males como a insônia e o esporão de calcâneo. “Não quero parecer leviana, mas posso afirmar que a acupuntura consegue tornar uma pessoa completamente assintomática em alguns casos e capaz de viver uma vida sem dor”, conclui.

Leia também:

Confira 8 sinais de que você precisa de terapia

Pranaterapia: Técnica milenar para crises respiratórias e casos como estresse e depressão

Veja como manter a calma em momentos de tensão

 

Avalie agora o seu bem-estar com testes desenvolvidos com a ajuda de especialistas

assine dicas do Vivo Bem Estar.

 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ