Terapias

26/10/2014 01:32 - Atualizado em 02/12/2016 01:03

5 dicas para respirar melhor que trazem impactos positivos

Entenda como simples dicas para respirar melhor podem trazer mais qualidade ao seu dia.

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Redação

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Respirar de forma correta faz com que você fique mais tranquilo, com a frequência cardíaca normalizada e o raciocínio mais rápido. Apesar de ser uma função básica do corpo, nem sempre a forma que respiramos é correta. Descubra como obter maior qualidade de vida com algumas dicas para respirar melhor.

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5 dicas para respirar melhor

1 - Use o diafragma

Muito importante nas dicas para respirar melhor. A respiração correta faz com que a sua barriga se mova - não o peito. Isso acontece porque o diafragma desce até o abdômen, fazendo com que a barriga se movimente. Para verificar, coloque a mão na barriga e respire profundamente. Faça isso até que note que a sua barriga está mexendo no ritmo da respiração.

2 - Respire calmamente

Automaticamente, quando você está estressada a sua respiração fica mais rápida. Essa atitude faz com que o estresse seja descarregado no organismo de forma mais pesada. Nos momentos de brabeza, acalme-se e mentalize no quanto uma respiração tranquila pode ajudar você a se recuperar. O ritmo deve ser suave e ritmado.

3 - Expire devagar

A forma correta de respirar envolve um tempo para inspirar e dois para expirar. Nas horas de estresse, as expirações se tornam mais curtas, o que pode alterar a frequência cardíaca. Uma das dicas para respirar melhor é tentar aumentar o tempo de sua expiração em até 2 segundos.

4 - Preste atenção na respiração

Se você acha que vai "explodir" de raiva, conte até dez e preste atenção em sua respiração. Essa atitude irá tirar a sua atenção do motivo do estresse e deixará você menos irritada.

5 - Relaxe os músculos

Durante os períodos de nervosismo, os músculos superiores podem ficar contraídos. Isso faz com que o ar tenha dificuldades para passar. Nesses momentos, concentre-se em relaxar todo o seu corpo. Se necessário, deite-se em um ambiente tranquilo e medite.

Técnica para respirar melhor

Após conhecer as dicas para respirar melhor, que tal aprender também uma técnica de respiração tranquilizadora? Vamos lá.

1 - Desligue as luzes. Deite em um ambiente confortável.

2 - Coloque as suas mãos sobre o diafragma e respire por 6 vezes lentamente. Sinta o ar descer para o pulmão, vendo a sua barriga se encher e diminuindo quando você expira o ar.

3 - Respire mais seis vezes, mas dessa vez com as mãos sobre as suas costelas. Veja como o ar faz com que os espaços entre as costelas fique maior.

4 - Finalizando, respire mais 6 vezes. Concentre-se primeiro na baixa do pulmão, após isso, concentre-se nas costelas e depois na parte alta do pulmão. Expire de forma que o ar saia primeiro da parte baixa do pulmão e depois costelas e por último da parte superior.

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