Saúde Financeira

17/02/2015 02:47 - Atualizado em 02/12/2016 10:55

Você é consumista? Veja 8 dicas para largar o vício em compras

Para deixar de ser consumista, cancele todos os cartões de crédito desnecessários.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você gosta de fazer comprinhas em lojas variadas, mesmo sem necessidade? Isso é a atitude de uma pessoa consumista, que desperdiça grandes montantes de dinheiro em itens muitas vezes supérfluos. Veja como largar esses hábitos e começar a viver uma vida mais regrada.

consumista

Deixe de ser consumista

1. Esqueça os shoppings

Se você é daquelas que adoram passear no shopping, diminua esse hábito. O lugar é divertido, mas um convite ao descontrole. Para evitar as compras exageradas, deixe o cartão de crédito em casa e leve apenas a quantidade suficiente de dinheiro para pagar o estacionamento e algum lanchinho.

2. Largue as lojas online

Quem é consumista adora uma loja online. Para deixar de lado as tentações, tente passar pouco tempo na frente do computador. Dessa forma, além de economizar, você consegue passar mais tempo curtindo a família e os amigos. Também é bom bloquear os e-mails com ofertas de lojas.

3. Analise as ofertas

Antes de comprar algo que esteja em promoção, analise bem. Os descontos só valem a pena em alguns casos. Confira os valores originais e se você realmente precisa do produto naquele momento.

4. Prove sempre

No caso de roupas, jamais compre sem provar. Além de errar o tamanho, você pode comprar algo desnecessário e sem possibilidade de devolução. Se a fila para o provador for enorme, desista da compra. Somente insista se a roupa for extremamente importante e necessária para algum evento específico.

5; Limpe o seu armário

A melhor forma de verificar se as compras são necessárias é apostando em uma limpeza. Tire todas as roupas do armário, veja quais você ainda usa e quais você esqueceu que existem. Uma pessoa consumista pode chegar ao cúmulo de adquirir peças repetidas, ou muito parecidas.

6. Pesquise bem

Se você deseja muito alguma roupa ou sapato, pesquise bem. Não caia na tentação de comprar o primeiro que você enxergar. Assim, além de verificar o melhor preço, você acaba vendo se não existem opções melhores e mais em conta.

7. Faça planos

A pessoa consumista dificilmente consegue guardar dinheiro. Para conseguir mudar essa realidade, crie metas e comece a juntar uma quantia fixa todo mês. Ao longo do tempo, você irá notar que essa meta se tornou prioridade e as possíveis comprinhas deixaram de ser importantes.

8. Cancele cartões de crédito

A carteira de uma consumista conta com cartões de crédito de todas as bandeiras. Para evitar problemas de compras exageradas, cancele todos os cartões desnecessários. Deixe apenas um e use-o em situações específicas, como na compra de uma geladeira ou de passagens aéreas.

Consumista nunca mais

Seguindo esses passos, você vai perceber que não precisa de tantos bens materiais para viver com conforto. Com mais dinheiro no bolso, sobram oportunidades para investir no seu bem-estar, seja bancando uma viagem, um curso de especialização ou até mesmo o ingresso para o show daquela banda que você adora. O que vale são as experiências vividas. 

Pronta para tentar? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
consumo
compras
compulsão
exagero

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ