Saúde Financeira

21/09/2015 12:34 - Atualizado em 02/08/2016 02:03

Títulos públicos são opção de investimento

Pessoas físicas podem acessar o Tesouro Direto e administrar suas compras e rendimentos pela Internet.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Sobrou um dinheirinho no final do mês e aí bateu a dúvida: qual é a melhor opção de investimento? Se você quer fazer o montante render mais que na poupança, optar por títulos públicos pode ser uma alternativa vantajosa. Conheça mais sobre esse tipo de operação e saiba se ele é indicado para o seu caso.

O que são os títulos públicos?

Eles fazem parte do mercado de títulos de renda fixa. O Governo Federal é responsável pela emissão destas contas, por intermédio do Tesouro Nacional. A negociação é realizada por meio das instituições financeiras. Além disso, é possível acessar a plataforma de negociação para pessoas físicas pela Internet, no serviço chamado Tesouro Direto.

Esse tipo de investimento é uma espécie de empréstimo ao governo, usado para saldar as dívidas da União. Os títulos públicos costumam oferecer riscos baixos e, por isso, tornam-se uma boa opção financeira.

Os títulos públicos têm um prazo de vencimento. O modo de remuneração é definido no momento da emissão. Ou seja, o dinheiro aplicado terá data para voltar, acompanhado dos juros acordados. Os títulos podem ser pré-fixados, pós-fixados ou indexados à inflação, conforme for melhor para o investidor.

mulher investindo em titulos publicos

Saiba como investir

Desde o ano de 2012, o valor mínimo de investimento para os títulos é de 30 reais, sendo que se pode comprar a partir de 0,1% de um título. Pela plataforma do Tesouro Direto, o investidor poderá ficar alerta aos prazos e rendimentos que preferir, agendando aplicações e consultando-as.

Os títulos poderão, inclusive, ser negociados antes do vencimento, pelo valor de mercado do dia. Porém, quando isso ocorre, a pessoa pode perder o rendimento, caso os juros estejam mais altos que no início da aplicação.

Saiba Mais
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro
Reforço no bolso: 7 maneiras de ganhar mais dinheiro
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas

Conheça os títulos públicos nos quais você pode investir:

- Letra do Tesouro Nacional (LNT): nesse investimento, o indivíduo sabe exatamente quais serão os rendimentos recebidos até a data do vencimento.

- Letra Financeira do Tesouro (LFT): já nessa aplicação, a rentabilidade segue a variação da taxa Selic.

- Nota do Tesouro Nacional (NTN): O rendimento do investimento é definido no momento da compra, acompanhado da variação do IPCA. O pagamento é feito semestralmente.

Após a compra, o débito é feito automaticamente no agente de custódia, seja o banco ou a corretora, no dia útil seguinte à operação.

É importante garantir que a conta tenha o saldo necessário disponível, pois, caso não haja, o investidor será suspenso por um período de 30 dias, sendo impossibilitado de efetuar qualquer compra.

No site do Tesouro Direto você encontra outras informações importantes sobre esse tipo de investimento. Caso ainda tiver dúvidas, buscar aconselhamento junto a um consultor financeiro é uma alternativa saudável. O profissional poderá avaliar os valores disponíveis e suas reais possibilidades de fazer o dinheiro render.

Você já investiu em títulos públicos? Considera esse tipo de negócio positivo? Deixe seu comentário e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável! E não esqueça de conferir outras dicas de bem-estar e qualidade de vida.

TAGS
dinheiro
Tesouro Direto
rendimentos
investir

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ