Saúde Financeira

03/11/2016 10:00 - Atualizado em 05/12/2016 10:07

Sem riscos! Conheça as ciências atuariais

Seguradoras e previdências contam com atuários para prever riscos e fazer análises financeiras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existe um profissional que cuida para que os planos de seguro e de previdência, bem como operações financeiras de risco, sejam calculados e analisados. Assim, ele garante que não haja perdas para a seguradora ou o segurado. Ele trabalha com as ciências atuariais, usando estatísticas e técnicas que determinam, inclusive, o valor cobrado para prêmios e seguros.

No dia 3 de abril, celebra-se o Dia do Atuário, reconhecendo o trabalho desse profissional que é capaz de estudar as mudanças financeiras e sociais no planeta. Saiba mais sobre essa profissão e entenda por que ela é tão importante para compreender as finanças.

mulher das ciências atuariais faz cálculos

Ciências atuariais estudam previdência

No Decreto-Lei número 806, de 4 de setembro de 1969, foi reconhecida a profissão do cientista atuário. Para esse trabalhador, designa-se a função de promover pesquisas, calcular probabilidades, realizar previsões de eventos financeiros, avaliar riscos, fixar prêmios e indenizações, além de estabelecer valores para benefícios e títulos.

Com foco no mercado econômico e financeiro, o estudioso das ciências atuariais tem um largo campo de trabalho, principalmente no setor previdenciário. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 17 milhões de famílias brasileiras possuem idosos como principal provedor no lar. Ou seja, mantêm-se com a aposentadoria.

É por isso que o trabalho do atuário é tão importante. Afinal, é ele quem estuda e estabelece diretrizes para o cálculo da previdência, além de diagnosticar a saúde financeira de instituições e de pessoas. Na maioria dos casos, o profissional trabalha em órgãos governamentais, escritórios contábeis ou seguradoras.

Curso de ciências atuariais

Segundo o Guia do Estudante, da Editora Abril, somente 14 instituições possuem o curso de Ciências Atuariais no Brasil. Porém, apesar da pouca oferta, a demanda pelo profissional vem crescendo. Com o aumento da renda da população, os investimentos em seguros e em previdência também receberam mais interesse.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em 2014 o Brasil já contava com mais de 1,2 mil empresas de planos de saúde. A preocupação com a prevenção e o tratamento de doenças, junto aos maiores rendimentos, provocou um impacto na procura por seguros e planos. O profissional das ciências atuariais é o responsável por cuidar desses setores, que trabalham diretamente com riscos, incertezas e planejamento.

No entanto, não é apenas no cenário dos seguros de vida e dos planos de saúde que o atuário se destaca. Outro exemplo é a exploração de petróleo, que o requer para analisar riscos de vazamento e calcular prejuízos antes que eles aconteçam.

ciências atuariais: seguradora

Apesar dos poucos cursos universitários para formar atuários, o campo de trabalho é grande. Eles podem atuar com auditorias, estimativas, análises, fiscalização de seguradoras e de previdências, cálculo de prêmios, perícias técnicas, programação e controle de reservas financeiras e análise de mercado.

No Brasil, as principais universidades a oferecerem a graduação são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Depois de terminado o curso de graduação, o atuário precisa passar por um exame e ter um registro expedido pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA).

Gostou de saber um pouco mais sobre essa profissão? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros amigos interessados no assunto! E não se esqueça de conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
previdência
seguro
análise de riscos
atuário

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ