Saúde Financeira

13/10/2015 09:07 - Atualizado em 13/06/2016 04:26

Sem mistério: Como investir na bolsa de valores

Ao comprar uma ação, o investidor se torna parte de determinado negócio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Procurando novas formas de ganhar dinheiro? Saber como investir na bolsa de valores pode fazer com que você alcance bons resultados. No entanto, para isso, é preciso estar atento ao mercado e aos papéis disponíveis.

Uma ação é a menor parte do capital de determinada empresa, ou seja, é um pequeno pedaço de um negócio. Logo, ao comprar ações, o investidor passa a ser um sócio daquela organização. Caso ela tenha sucesso, a pessoa ganha. Caso perca valor de mercado, o acionista também sai no prejuízo.

homem que sabe como investir na bolsa de valores

Entenda como investir na bolsa de valores

Bruno Papi, consultor financeiro e fundador do site General Investidor, explica que a bolsa de valores é o ambiente - hoje online - onde são realizadas todas as negociações de ações, fundos imobiliários, títulos públicos, debêntures, derivativos financeiros e commodities.

No Brasil, a bolsa de valores mais conhecida é a BM&FBovespa, que administra e cria as regras de negociação desse mercado. Ela é uma empresa privada de capital aberto, também negociada.

Na bolsa de valores, você encontra opções diversas de investimentos, indo do baixo ao alto risco e com retorno financeiro bem acima do de uma poupança ou previdência privada, por exemplo. Essa vantagem tem tornado o negócio bastante popular.

"Um exemplo de baixo risco e bom retorno são os títulos públicos, conhecidos por Tesouro Direto. Por meio da bolsa de valores, você pode adquirir títulos do governo brasileiro e receber juros sobre o dinheiro que investir neles por alguns anos", comenta Bruno.

Segundo o consultor, qualquer pessoa que possua um CPF pode investir: basta escolher uma corretora de valores, criar uma conta e começar a aplicar o dinheiro, sem complicações, via internet ou por telefone. "Claro que essas operações possuem taxas e, em alguns casos, também, impostos", alerta o profissional.

Saiba Mais
Reforço no bolso: 7 maneiras de ganhar mais dinheiro
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro

Quais empresas são bons investimentos?

O consultor explica que investir na bolsa de valores pode ser válido em diversas situações. "Dependerá do seu objetivo, que pode ser desde a aquisição de um carro até um complemento de aposentadoria. Existem investimentos de curto e de longo prazo, para baixa ou alta renda", esclarece Bruno.

Se você quiser comprar ações, existem centenas de empresas de capital aberto operando na bolsa. Além disso, também é possível investir em imóveis, por meio dos Fundos Imobiliários, ou na dívida do governo pelo Tesouro Direto.

"Tudo dependerá do seu perfil e objetivo. Alguns investimentos, como ações, demandam tempo para valorizar e possuem um alto risco de queda no valor dos papéis, enquanto os títulos do governo são mais seguros. Eles não possuem uma grande expectativa de alta no seu valor e, se resgatados no vencimento, não dão prejuízo, apenas lucro", orienta o consultor financeiro.

Agora que você ficou um pouco mais por dentro de como investir na bolsa de valores, que tal entrar nesse mercado? Qual a sua opinião sobre esse tipo de negócio? Deixe um comentário! E aproveite para continuar ligado nas dicas de bem-estar e qualidade de vida do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ações
Bovespa
capital aberto
títulos públicos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ