Saúde Financeira

17/08/2015 07:07 - Atualizado em 11/11/2016 10:28

Sem desperdício: Veja como economizar água em casa

Economizar água faz bem para o planeta e também para o seu bolso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Está na hora de aprender como economizar água em casa! Cerca de 75% da superfície da Terra é coberta por água, mas isso não nos dá o direito de esbanjar. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2030, quase metade da população do mundo terá problemas no fornecimento do líquido essencial para a vida.

Driblando a crise

A crise hídrica em São Paulo é um exemplo assustador. Desde 2014, os paulistas vivem uma amarga rotina. Segundo o governo do estado, o controle nos gastos de água trouxe impactos na vida de 9 milhões de pessoas. Esse número, porém, veio com benefícios. Mais de 18 bilhões de litros foram economizados.

A quantidade necessária para atender a todas as necessidades de uma pessoa por dia é de 120 litros. Esse número abrange a água para beber, cozinhar alimentos, lavar utensílios e roupas, tomar banho e até usar a descarga. Por isso, pequenas atitudes geram um importante impacto.

como economizar agua torneira

Afinal, como economizar água?

No Brasil, o desperdício já é identificado na rede de distribuição. A cada 100 litros de água, cerca de 36 são perdidos em vazamentos e “gatos”. A seguir, descubra alguns macetas que fazem bem para o bolso e meio ambiente.

Na hora do banho

Ligue o chuveiro e se enxague. Feche e ensaboe o corpo inteiro. Abra novamente e deixe a água correr. Essa atitude pode economizar aproximadamente 133 litros de água.

Ao escovar os dentes

Molhe a boca e feche a torneira. Aplique a quantidade de pasta dental necessária para a lavagem. Umedeça a escova e comece a escovar. Encha um copo de água e enxague a boca com essa quantidade. A economia é de três litros de água.

Após usar o sanitário

Mantenha a válvula sempre em dia. A peça danificada pode aumentar o desperdício. Jamais jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

como economizar agua mulher no chuveiro

Depois de abrir as torneiras

Feche-as sempre! Uma torneira pingando chega a gastar 46 litros por dia. Quando está aberta, o número pode salvar para 12 ou até 20 litros por minuto.

Vazamentos são outro problema. Um buraco de 2 milímetros no encanamento já é suficiente para resultar na perda de milhares de litros.

Na lavagem da louça

Molhe os pratos e talheres com uma pequena quantidade de água conservada em uma chaleira. Ensaboe todos os utensílios e enxague de uma só vez. A lavagem com a torneira aberta pode gerar o gasto de 105 litros de água.

Já a máquina de lavar só deve ser utilizada quando estiver cheia - ela utiliza cerca de 40 litros para a limpeza.

Ao cuidar das plantas

Outra dica para economizar água, especialmente durante o inverno, é regar as plantas um dia sim, outro não. Dê preferência para os períodos da manhã ou à noite. Aposte na mangueira com esguicho revólver ou no regador. Você também pode captar água das chuvas em baldes. Elas servem para irrigar as plantas e a grama.

Ao lavar o carro

O desperdício pode chegar a até 600 litros de água com a mangueira. Lave o carro apenas uma vez ao mês, utilizando um balde de 10 litros.

Durante a faxina

Jamais limpe a calçada com mangueira. A vassoura é o acessório ideal para a tarefa. Se necessário, utilize a água que sobra da máquina de lavar ou capte água da chuva.

Tem mais alguma dica de como economizar água no dia a dia? Compartilhe com os leitores do Vivo Mais Saudável! Se cada um fizer a sua parte, juntos colaboramos para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

TAGS
poupar água
economia
crise hídrica
desperdício

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ