Saúde Financeira

15/12/2015 02:55 - Atualizado em 09/12/2016 02:31

Seguro habitacional proporciona segurança à família

Serviço é obrigatório para pedidos de financiamento, servindo de garantia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O seguro habitacional é parte fundamental para o crédito imobiliário, oferecendo benefícios tanto para a instituição financeira quanto para o comprador. O serviço é oferecido pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e por apólices de mercado.

As condições do seguro são padronizadas. Na compra de uma casa ou apartamento, a instituição financeira contrata o serviço e o comprador estará coberto por morte, invalidez e danos físicos ao imóvel. Saiba mais sobre o negócio e como realizá-lo com qualidade.

seguro habitacional homem protege miniatura de casa

Saiba tudo sobre o seguro habitacional

O seguro habitacional é um serviço obrigatório para quem financia um imóvel, servindo não só como garantia para o próprio morador, mas para a instituição que concede o empréstimo. O imóvel é a própria garantia do pagamento.

Esse serviço é um pouco diferente do seguro residencial, pois cobre apenas o dano físico à construção e à saúde do comprador.

Outra diferença é que essa garantia só vale enquanto existir a dívida do financiamento. Depois de quitada, o seguro é automaticamente interrompido. Também não há nenhuma proteção para os itens dentro do imóvel. Ou seja, em caso de algum acidente doméstico, o mobiliário não estará incluso.

Além disso, o serviço serve para quitar a dívida em caso de morte ou invalidez do mutuário. No entanto, se o imóvel for comprado por duas pessoas, por exemplo, a morte irá liquidar apenas o percentual pelo qual a vítima era responsável.

O plano básico de seguro habitacional cobre danos como incêndio, explosão e queda de raios. É possível, ainda, que o cliente adicione mais cobertura, mas mediante um pagamento adicional.

Saiba Mais
Organização da casa contribui para o seu bem-estar
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro

Na hora da contratação

Para não ter surpresas desagradáveis, é preciso prestar muita atenção quanto à cobertura do seguro. Além disso, é importante ficar atento aos valores de cobertura propostos.

Alguns planos determinam um valor máximo em caso de incêndio ou explosão e, nem sempre, o montante é o suficiente para cobrir todo o gasto. Por isso, é recomendado negociar o aumento dessa cobertura, caso necessário.

Outro cuidado importante é estar bem informado sobre se existe ou não um valor de franquia para o uso do seguro habitacional. Essa é a quantia que deverá ser paga para que a seguradora cubra os demais gastos.

O valor do seguro costuma representar de 1,5% a 4% do total da prestação do imóvel. No entanto, dependerá da idade do segurado e do valor do financiamento, entre outras variáveis.

Um advogado especializado em direito imobiliário poderá tirar outras dúvidas sobre o seguro habitacional e lhe aconselhar sobre a qualidade do serviço. Antes de assinar qualquer contrato, esteja certo sobre as cláusulas e os deveres de cada parte envolvida.

Você já utilizou esse serviço? Deu certo? Compartilhe sua experiência nos comentários e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável! Aproveite também para conferir outras dicas de bem-estar.

TAGS
financiamento
imóveis
casa própria
garantia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ