Saúde Financeira

05/09/2016 12:23 - Atualizado em 22/06/2017 07:23

Saiba como economizar nas compras de supermercado

Confira uma lista de ações para você não extrapolar o orçamento mensal

POR

Redação

  • +A
  • -A

Setembro está no início e, junto com o pagamento, chegam também os planejamentos de gastos do mês. E, saber como economizar nas compras de supermercado é um item importante para deixar o orçamento mais folgado.

Como economizar nas compras de supermercado

Fizemos uma lista de dicas que fazem toda a diferença na hora de fazer compras de forma econômica e eficiente, garantindo uma boa alimentação. Confira:

Estabeleça um limite de gastos

Planejamento é fundamental para organizar o orçamento mensal. Defina na sua planilha de gastos o valor que pretende gastar com as compras de supermercados e respeite esse limite, independentemente das promoções e produtos atrativos.

Faça uma lista de compras

Antes de ir às compras, confira suas despensa e geladeira para ver o que falta e anote. A lista te ajuda a evitar compras de produtos repetidos ou desnecessários. Foque na lista e evite levar produtos que não estejam nela. Dica extra: organize a listagem por seções, assim fica mais fácil de identificar o que comprar em cada setor do mercado, otimizando as compras.

Faça uma pesquisa de preços

Antes de definir onde fará sua compra do mês, faça uma pesquisa de preços. Os valores podem variar bem de um supermercado para o outro e uma comparação rápida pode te revelar a melhor opção para o seu bolso.

Não vá ao mercado com fome

Pode parecer uma dica boba, mas acredite: faz toda diferença! Quando você está com fome, são bem maiores as chances de comprar produtos fora da sua lista e em quantidades maiores do que o necessário. Aquela famosa “compra com os olhos”.

Evite levar crianças

Levar crianças ao supermercado pode tornar as compras mais estressantes e caras, uma vez que os pequenos são atraídos por produtos supérfluos (e que na maioria das vezes podem fazer mal à saúde). Mas se não tiver como deixá-los em casa, você pode aproveitar o momento para ensinar sobre limites e consumo consciente, fazendo da compra um aprendizado para eles.

Não considere apenas o preço

Muitas vezes, o produto mais caro não significa que ele é o melhor. No entanto, muitas vezes o “barato sai caro”, por não ter uma qualidade boa. Procure comprar produtos de marcas conhecidas e bem avaliadas para evitar surpresas desagradáveis. Coloque na balança o custo-benefício sempre!

Confira a validade

Normalmente, produtos perto do vencimento são colocados em promoção e ficam mais à vista nas gôndolas dos supermercados. Fique atento a isso, já que se não pretender utilizar os produtos rápido, poderá perdê-los.

Seja objetivo

Evite ficar passeando pelo supermercado. Foque no que foi comprar e vá embora! Assim, você foge das tentações e não leva algo por impulso.

Confira os preços

Ao passar os produtos no caixa, confira novamente os preços. Por mais que seja um absurdo, é bem comum cobrarem valores acima dos anunciados nas gôndolas.

Nunca divide as compras

Compras de supermercados são feitas mensalmente, ou até mesmo, semanalmente. Ao dividir, você estará criando um efeito bola-de-neve. Prefira pagar no cartão de débito. Se for pagar no crédito, coloque na sua planilha de gastos, respeitando o seu orçamento mensal.

Gostou das dicas? Para ficar por dentro de mais maneiras para alcançar uma saúde financeira, fique ligado no Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também