Saúde Financeira

05/08/2014 09:00 - Atualizado em 05/11/2016 03:55

Reforço no bolso: 7 maneiras de ganhar mais dinheiro

No fim das contas, não adianta ganhar mais dinheiro se você não souber economizar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Todo mundo deseja ganhar mais dinheiro e existe apenas um caminho mais lógico para adquiri-lo: trabalhar. Porém isso não significa que, no decorrer desse percurso, não se possa pegar alguns atalhos. Existem muitas formas legais de se investir o dinheiro e deixar de perdê-lo. O resultado dessa equação vai parar, ao longo prazo, no seu bolso.

Estabeleça limites para ganhar mais dinheiro

Antes de decidir o que fazer para garantir aquela renda extra no final do mês, tenha em mente que você não está no programa do Silvio Santos. Então, sem essa de "topar tudo por dinheiro". É preciso ter consciência do que se está fazendo. E lembrar que o processo de melhorar suas finanças começa pela economia.

ganhar-mais-dinheiro
Planeje, pesquise e economize: as melhores formas de você ganhar mais dinheiro. Foto: Shutterstock

7 dicas para ganhar mais dinheiro

Confira abaixo algumas dicas de como ganhar mais dinheiro a longo prazo e como aumentar a sua renda deixando de gastar. Por mais que boa parte dessas dicas sejam simples e fáceis, tem muita gente que, na correria do dia a dia, acaba não parando para pensar no assunto.

1. Organização: Muitas pessoas gastam mais do que deveriam com futilidades. Você recebe aquela conta e, no "modo automático", acaba pagando. E no fim do mês, não sabe ao certo para onde foi o seu dinheiro. Por isso, dedique um tempo para analisar todas as suas contas e somar tudo que você gasta em um mês. Provavelmente, você vai se surpreender como alguns hábitos ou fugidinhas do orçamento são mais caros do que parecem.

2. Investimento: Se você tem dinheiro parado na conta bancária, saiba que ele está sendo consumido pela inflação, 6% ao ano. Essa mesma quantia vai valer menos em pouco tempo. Então, se você tiver qualquer dinheiro na conta, pense em investir. E a melhor maneira de tomar essa decisão é conversando com seu gerente de banco e detalhando exatamente quanto do montante está disponível para ser aplicado e quanto dele você precisa para o dia a dia e para emergências.

3. Aluguel de quarto: Se você tem um quarto sobrando na sua casa, pode estar aí a oportunidade de fazer um "pé de meia". Universidades estão regularmente recebendo estrangeiros através dos seus programas de intercâmbio, e eles sempre buscam quartos em casas de família para morar. Além de ganhar mais dinheiro, você aprenderá novas culturas e treinará um novo idioma.

4. Cartão de crédito: Não caia no erro de pedir cartões de crédito de várias empresas diferentes sem um bom motivo para isso. Você pagará diversas anuidades e terá um crédito que pode parecer dinheiro, mas muitas vezes vira uma dívida. 

5. À vista: Preste atenção às taxas de juros das compras para que você não perca dinheiro a cada parcela. Uma compra parcelada pelo mesmo valor final vale a pena, mas quando envolve uma taxa de juros, tende a se tornar bem mais cara.

6. Desapego: Sabe aquelas coleções de livros que estão no seu armário já por cinco anos e que você já leu sete vezes? Ou aqueles DVDs de filme que você já até decorou as falas? Venda. Se você não usa mais algo e está guardando apenas pelo sentimento nostálgico, pratique a arte do desapego e vá até um sebo. Além de ganhar mais dinheiro, também terá mais espaço em casa.

7. Pesquisa: Antes de realizar uma compra, pesquise. Não importa se estiver escrito "promoção" bem grande no produto: faça uma pesquisa. Uma prática muito comum são lojas e sites que aumentam o valor dos seus materiais para depois diminuírem esse mesmo valore o anunciarem como promoção.

Três dicas extras:

Veja dicas para tornar sua rotina mais produtiva

Traçar metas claras é o primeiro passo para o sucesso

12 dicas para equilibrar sua vida profissional e pessoal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ