Saúde Financeira

09/10/2015 03:48 - Atualizado em 22/09/2016 08:32

Passo a passo: Saiba como abrir um negócio de sucesso

Comprometimento e vontade de trabalhar são fundamentais na hora de se tornar o próprio chefe.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já teve ter imaginado como abrir um negócio próprio. O sonho de empreender é bastante comum entre a população brasileira. Porém, é preciso estudo, informação e ponderação. Tornar-se o próprio chefe pode resultar em ainda mais trabalho e dedicação à vida profissional.

O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) revelou que o Brasil esteve no topo do ranking mundial de empreendedorismo em 2014. Segundo o estudo, três em casa dez brasileiros adultos (entre 18 e 64 anos) gerem os próprios negócios ou estão desenvolvendo uma empresa. Quer entrar para esse grupo? Saiba o que fazer.

mulher sabe como abrir um negocio

Entenda como abrir um negócio

Vicente Sevilha Jr., da Sevilha Contabilidade e autor do livro "Assim Nasce uma Empresa", explica que é fundamental para o empreendedor se capacitar. O contador lembra que, mesmo que a pessoa domine muito bem alguma área, precisará estar pronta para aprender sobre outras, como gestão de pessoas, marketing, finanças, contabilidade e estratégia.

Depois, é preciso dar início à formalização do negócio. Alguns profissionais começam sozinhos, na modalidade de Microempreendedor Individual (MEI). Nesse modelo, há um limite de R$ 60 mil como receita bruta anual.

Se a empresa não se encaixa nas condições do MEI, Vicente explica que modelo mais utilizado são as sociedades por cotas de responsabilidade limitadas (LTDA). Para esse tipo de negócio, algumas burocracias têm que ser resolvidas previamente, como documentos, certificações e, dependendo da atividade, licenças junto aos órgãos reguladores.

Deve-se ter em mente que, nos primeiros anos, dificilmente a empresa será lucrativa. Abrir um negócio significa ter despesas e investir até se chegar a um ponto de equilíbrio. Segundo o contador, aqueles que pensam que vão empreender para ficar ricos, ou para trabalhar pouco e mandar muito, estão completamente enganados.

"Empreender é sinônimo de trabalhar muito mais que em qualquer emprego. É ter os chefes mais rigorosos do mundo, que são os clientes. É enfrentar muitas dificuldades econômicas para financiar seu negócio", alerta.

O profissional também aponta a legislação complexa e difícil e que é necessário "competir em um mercado com margens de lucro cada vez menores e exigências de todo o tipo cada vez maiores". No entanto, completa: "Se você gosta de desafios, esta é a sua praia".

Saiba Mais
Coaching executivo pode dar aquele empurrãozinho na carreira
Plano de carreira estimula equipes a atingir resultados
Mães empreendedoras têm cada vez mais espaço no mercado

Existe segredo para o sucesso?

Segundo Vicente, cerca de 80% das empresas que abrem estarão fechadas em até cinco anos. Os desafios são muitos. "O primeiro ingrediente do sucesso é a perseverança. Se você desistir diante das dificuldades, não vai conseguir chegar longe", afirma.

Planejamento é outro item fundamental. Analise aquilo em que você é bom, mas também aquilo em que você não é, e procure ajuda nessas áreas, seja com sócios que possam agregar valor ao negócio, seja contratando colaboradores ou uma consultoria para se fortalecer.

"A capacidade de adaptação é o terceiro ingrediente dessa nossa receita. Você verá que o mercado muda com muita rapidez e você precisará se adaptar constantemente à novas realidades.  Você terá que se esforçar para prever as mudanças antes mesmo que elas cheguem. A jornada é árdua, mas vale muito a pena", resume o especialista.

Agora que você ficou por dentro dos desafios de abrir um negócio, está pronto para começar? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas conquistas! Aproveite também para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
empreendedorismo
abrir uma empresa
MEI
mercado de trabalho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ