Saúde Financeira

14/08/2015 08:04 - Atualizado em 21/11/2016 10:15

Infográfico: Como organizar as finanças pessoais

Controlar gastos e adquirir patrimônio são formas de ter uma vida mais tranquila.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber como organizar as finanças pessoais é fundamental para manter a qualidade de vida. Não se trata de quantidade de dinheiro, mas sim da forma como ele é administrado.

A educação financeira deve começar já na infância para que a criança se torne um adulto que saiba gastar com prudência e poupar com sabedoria. Segundo o Professor de Finanças Sérgio Soldera, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo-RS, gastar mais do que se ganha gera um desequilíbrio financeiro que sempre resulta em endividamento.

“As dívidas trazem preocupações, incertezas e inseguranças que acompanham a pessoa no trabalho e no lazer”, explica o especialista.

Esse mau planejamento financeiro afeta até mesmo a parte emocional, refletindo na atividade profissional, na autoestima e no convívio social e familiar da pessoa. Por isso, é importante adotar hábitos no dia a dia para controlar os ganhos e gastos sem imprevistos.

Veja no infográfico algumas dicas do professor para organizar as finanças pessoais.

Você consegue organizar as finanças pessoais? Ou é daqueles que têm dificuldade para controlar os gastos? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
planejamento financeiro
poupança
patrimônio
renda

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ