Saúde Financeira

03/11/2015 02:59 - Atualizado em 05/11/2016 02:39

Feirão Limpa Nome: Dê adeus à inadimplência

Evento oferece descontos e negociações para que os consumidores quitem suas dívidas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitas pessoas perdem o sono e até prejudicam a saúde devido às dívidas e aos problemas financeiros. Segundo a Serasa Experian, 57,2 milhões de brasileiros se encontram em situação de inadimplência atualmente e, desses, 32,6% possuem quatro ou mais débitos. Para facilitar a negociação com as empresas credoras, foi desenvolvido o Feirão Limpa Nome.

A edição da feira desse ano conta com uma versão online, que acontece entre os dias 3 e 14 de novembro, para quem quiser renegociar uma dívida em qualquer lugar do país. Além disso, também haverá eventos presenciais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

mulher que vai participar do feirão limpa nome

Conheça o Feirão Limpa Nome

A boa notícia da crise econômica é que nesse período aumenta a possibilidade de o consumidor inadimplente conseguir descontos e regularizar sua situação. As empresas sentem os efeitos da crise e os credores querem recuperar o dinheiro, dando abatimentos maiores ou até mesmo ampliando o parcelamento da dívida.

Para isso, foi desenvolvido o Feirão Limpa Nome, que permite aos inadimplentes barganhar esses descontos com as empresas. As instituições que participam da feira oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a negociação de pendências financeiras. Em edições passadas, os descontos chegaram a até 95%.

Os inadimplentes podem participar preenchendo um cadastro online no site da Serasa, de forma gratuita. Entre os dias 3 e 14 de novembro, o Feirão Limpa Nome estará disponível 24 horas por dia, contando com a participação de companhias de diferentes setores.

No site, o consumidor pode encontrar todas as empresas com as quais ele possui alguma dívida pendente e que conste na base de dados da Serasa. Ao escolher a companhia, são apresentados os canais de atendimento disponíveis para fazer a negociação, podendo ser telefone, e-mail ou chat.

Para quem preferir fazer a negociação presencialmente, o Feirão Limpa Nome terá locais específicos no Rio de Janeiro (entre os dias 3 e 7 de novembro, no estacionamento do Shopping Nova América) e em São Paulo (entre os dias 24 e 28 de novembro, no estacionamento do Shopping Itaquera).

Saiba Mais
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Fuja do endividamento com dicas simples
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Como evitar o endividamento

A falta de planejamento com as finanças pessoais e o descontrole nos gastos acaba levando a dívidas e, consequentemente, à inadimplência, o popular nome sujo. As consequências desse desequilíbrio afetam não só a vida financeira. Ele também pode causar danos às relações sociais e afetivas e à saúde emocional e física.

Por isso, é importante não só se planejar para aproveitar o Feirão Limpa Nome, mas também adotar mudanças para evitar endividamentos e conquistar mais estabilidade.

A principal dica é fazer uma previsão mensal, colocando no papel todos os ganhos e gastos. Assim, fica mais fácil se planejar e antever quando é preciso segurar as despesas para que, no futuro, elas não virem uma dívida cada vez maior. Gastar menos do que você ganha é o ideal para não precisar recorrer a compras a prazo e acabar caindo em armadilhas de crédito.

O que você achou dessa iniciativa? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
endividamento
Serasa
quitar dívidas
negociar dívidas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ