Saúde Financeira

14/03/2016 03:00 - Atualizado em 09/12/2016 10:08

Entenda como poupar dinheiro pode ser simples

Especialista dá dicas de como economizar no dia a dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Saber como poupar dinheiro, especialmente nos dias de hoje, em que a inflação esta elevada, é uma tarefa difícil para a maioria das pessoas. O salário acaba sem que a gente perceba. Porém, é possível mudar esse quadro.

Como poupar dinheiro no dia a dia?

A boa notícia é que, a partir da mudança de alguns comportamentos, você pode economizar bastante e fica livre de contratempos. Confira a seguir as dicas do educador financeiro Antonio Nascimento e veja como poupar dinheiro pode ser fácil.

mãe e filha que sabem como poupar dinheiro mostram cofrinho

10 dicas para economizar

1. Registre todos os seus gastos

Primeiro, categorize o seu padrão de gastos resumindo as despesas em grupos: moradia, alimentação, entretenimento, cuidados médicos. Então, analise pelo menos os últimos três meses e, após reunir as informações, compare os totais de todas as categorias. Com esses dados, defina um orçamento para gastar em cada classe.

2. Crie metas para os seus gastos

Agora que você já sabe o quanto gasta por mês, será necessário definir metas para as suas despesas. A dica do especialista é dividir seu orçamento em categorias. “50% da renda para gastos essenciais, 15% para prioridades financeiras (dívidas e contas) e 35% da renda para estilo de vida”, exemplifica. Essa medida ajuda a definir o nível de gastos por grupos e, com isso, determinar inclusive o quanto poderá ser poupado.

3. Pague as contas em dia

Procure honrar seus compromissos. Se você pagar depois do vencimento, poderá haver despesas adicionais com juros e multas. Anote em uma planilha ou no celular para não se esquecer das datas.

4. Conserte objetos

Quando um eletrodoméstico quebra ou uma roupa de que você gosta não serve mais, você sai correndo para o shopping? Da próxima vez, reavalie a necessidade de comprar um item novo. Muitas vezes, consertar sai muito mais barato.

5. Aproveite os pequenos prazeres da vida

Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa podem ser bem mais divertidos e recompensadores que programas caros. Comece a valorizar mais as os pequenos prazeres que a vida proporciona. Sua mente e seu bolso vão agradecer.

6. Saia menos

Você não precisa passar o fim de semana inteiro trancado em casa, mas abrir mão da balada num dia ou em outro terá um grande impacto sobre suas finanças. Trocar o restaurante por um jantar em casa com os amigos também é uma boa opção para gastar menos.

7. Viaje com milhas

Lembra-se do programa de recompensas do cartão de crédito? Esta é uma ótima opção para poupar dinheiro. Resgate seus pontos e converta-os em milhas para passagens aéreas. Aqui, a chance de economizar em uma viagem é enorme. Você pode, também, dependendo da oportunidade, vender suas milhas e obter um receita extra.

8. Opte por medicamentos genéricos

Genéricos são bem mais baratos que os medicamentos de marca dos grandes laboratórios. A dica é seguir o princípio ativo da receita do médico.

9. Faça compras no atacado

Vale muito a pena comprar no atacado os produtos que você consome com frequência. Essa opção oferece preços mais convidativos que os supermercados. Só atente para a data de validade.

10. Alimente-se bem

Isso pode parecer uma dica de saúde, mas comer bem também ajuda o seu bolso. Quem mantém uma alimentação saudável e equilibrada adoece menos e, logo, gasta menos no médico.

Enfim, poupe o que for possível. Tente criar uma reserva financeira, ou mesmo economizar para realizar um sonho. ‘Seja R$ 5 ou R$ 10, não importa. A grande sacada aqui é criar o hábito de saber como poupar dinheiro”, resume o educador.

Tem outras dicas para poupar dinheiro? Deixe um comentário e contribua para a troca de ideias! Aproveite ainda para conferir outras novidades de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
orçamento
renda
economizar
reserva financeira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ