Saúde Financeira

03/12/2015 11:15 - Atualizado em 23/11/2016 01:18

Entenda como fazer o CPF é importante para as finanças

Documento é necessário para abertura de contas bancárias, aluguel de imóveis e declaração do Imposto de Renda.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O Cadastro de Pessoas Físicas, popularmente conhecido como CPF, é um dos documentos mais importantes para qualquer cidadão. Ele representa o registro da pessoa na Receita Federal e armazena todas as informações do contribuinte. Saiba como fazer o CPF torna a sua vida financeira mais fácil.

Veja como fazer o CPF

Apesar de o documento não ser obrigatório, ele é necessário para grande parte dos procedimentos financeiros, tais como aberturas de contas bancárias ou solicitação de empréstimosO CPF pode ser feito por qualquer pessoa com nacionalidade brasileira, ou mesmo por estrangeiros residindo no Brasil.

O cidadão pode ser de qualquer idade, desde a pessoa mais idosa até um recém-nascido. O objetivo principal do cadastro é identificar os contribuintes para fins tributários junto ao Governo Federal. O documento também é muito utilizado por organizações públicas e privadas, como é o caso dos bancos.

mulher que sabe como fazer o cpf pela internet

A emissão do CPF é necessária para requerentes de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Também é exigida para pessoas que trabalhem sem vínculo empregatício, mas cuja atividade exija registro profissional, como médicos, advogados e arquitetos. Locadores de imóveis, titulares de contas bancárias e pessoas que precisem declarar Imposto de Renda também devem ter o documento.

A solicitação do CPF pode ser feita de duas maneiras. A primeira é indo pessoalmente numa agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. A segunda é pela internet.

1. Bancos ou Correios

Para quem decidir fazer o CPF nas agências bancárias ou nos Correios, será preciso comparecer em horário comercial com os seguintes documentos:

- Maiores de 16 anos: documento de identidade com foto (RG, CNH etc,); título de eleitor ou protocolo de inscrição fornecido pela Justiça Eleitoral (obrigatório apenas para maiores de 18 anos e menores de 70 anos).

- Menores de 16 anos: documento de identidade da pessoa (certidão de nascimento ou RG); documento de identificação de um dos responsáveis; documento judicial que comprove a tutela ou a guarda do menor, se for o caso.

2. Internet

Se você optar for fazer o CPF pela internet, basta acessar o site da Receita Federal. É necessário já possuir o Título de Eleitor.

O passo a passo é simples: acesse o formulário para inscrição de CPF, preencha o formulário com seus dados pessoais e o endereço. Verifique se os dados estão corretos e clique em "enviar". O número de protocolo será fornecido e, com ele, você poderá acompanhar o processamento do pedido. Após a conclusão, basta imprimir o documento.

Saiba Mais
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro
Educação financeira para crianças: O que seu filho precisa saber sobre dinheiro
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Informações importantes

O serviço nas agências custa R$ 5,70. Pela internet, a emissão do CPF é gratuita.

Caso o solicitante seja estrangeiro, ele deverá levar um documento de identificação válido em seu país de origem. Servem também: Registro Nacional de Estrangeiro ou Cédula de Identidade de Estrangeiro; passaporte; protocolo RNE em que constem os dados cadastrais. Os documentos não precisam conter filiação, devem ser válidos no Brasil e deverão ter tradução juramentada.

Brasileiros no exterior podem fazer a solicitação do CPF junto às representações diplomáticas brasileiras.

Entendeu como fazer o CPF é importante para sua qualidade de vida? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
documento
cidadania
contribuinte
INSS

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ